Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

10º Congresso

 Imagem

 TEMA
O estudo dos fenómenos demográficos, causa e consequência do desenvolvimento dos territórios, é particularmente estimulante nas alturas em que, de dez em dez anos, são publicados os resultados dos censos da população. Ora esse é o caso de 2003, ano em que serão conhecidos os resultados finais dos recenseamentos europeus de 2001, o que constitui um excelente motivo para escolher a demografia como tema central do X Encontro Nacional da APDR, procurando estimular o interesse pelo tema entre os investigadores da Ciência Regional. O X Encontro realizar-se-á na Universidade de Évora, de 26 a 28 de Junho de 2003.

A lista provisória de sessões paralelas a realizar é a seguinte:
  • Comportamentos demográficos e desenvolvimento
  • Migrações e assimetrias regionais
  • Estrutura da população e desenvolvimento
  • Espaços urbanos e espaços rurais
  • Economia pública local e regional
  • Desenvolvimento local e empreendorismo
  • Novas tecnologias e desenvolvimento regional
  • Recursos humanos e desenvolvimento
  • A problemática ambiental local e regiona
  • Convergência e políticas regionais.

PRAZOS DE ENTREGA

  • 24 de Janeiro de 2003: Recepção dos resumos das comunicações
  • 14 de Fevereiro de 2003: Aceitação dos resumos
  • 2 de Maio de 2003: Recepção das comunicações
  • 16 de Maio de 2003: Aceitação das comunicações

RESUMOS

Os resumos deverão ser enviados para o nosso endereço de correio electrónico (apdr@apdr.pt).
O texto deverá ocupar uma página A4 em letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1.5 linhas, com margens de 2,5 cm em baixo, cima e à direita e 3 cm à esquerda. Na página deverá figurar, ainda, o nome, instituição e contacto do autor (ou autores).

Chamamos a atenção que, de acordo com as regras dos Encontros APDR, não serão aceites comunicações assinadas por 4 ou mais autores e todos os co-autores que não pretendem inscrever-se no Encontro deverão enviar, antes do evento, à Comissão de Organização, uma declaração certificando que são, efectivamente, co-autores das comunicações.

COMUNICAÇÕES
As comunicações deverão ser enviados para o nosso endereço de correio electrónico (apdr@apdr.pt), cumprindo as seguintes normas:
  1. deverá remeter-nos uma versão electrónica (disquete ou "attachment" de correio electrónico);
  2. para a versão "electrónica" deverá ser usado o Microsoft Word for Windows, versão 97 ou posterior;
  3. o texto (incluindo figuras, tabelas e quadros) deverá ser a preto e branco;
  4. os eventuais mapas, cartogramas, gráficos, tabelas e quadros deverão ser disponibilizados de duas formas distintas: por um lado devem ser colocados no texto entregue, com o aspecto que os autores pretendem que eles tenham. Para além disso, deverão ser disponibilizados em ficheiros separados: os quadros, tabelas e gráficos serão entregues em Microsoft Excel for Windows, versão 97 ou posterior (no caso dos gráficos deverá ser enviado tanto o gráfico final como toda a série de dados que lhe está na origem, de preferência no mesmo ficheiro); para os cartogramas e mapas deverá usar-se um formato vectorial em Corel Draw (versão 9 ou posterior).
  5. número máximo de páginas é 20 (incluindo gráficos, notas, referências bibliográficas, etc.), em A4, letra Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5 linhas; as margens do texto deverão ser de 2,5 cm em baixo, em cima e à direita e de 3,5 cm à esquerda.
  6. na primeira página da comunicação deverá figurar o seu título, o nome, instituição e contacto do autor (ou autores) e o resumo da comunicação (máximo de 15 linhas)
  7. ao enviar-nos a comunicação os autores estarão implicitamente a autorizar a sua publicação por parte da APDR nas Actas do Congresso.

REGRAS DOS ENCONTROS APDR 
  1. As comunicações aos Encontros Nacionais da APDR devem ser assinadas por um máximo de três autores (a possibilidade de aceitar quatro autores está sujeita a uma análise, caso a caso, pela Comissão de Organização do Encontro).
  2. Os proponentes de comunicações assinadas por mais de um autor terão de fornecer os contactos de todos os co-autores (nome, instituição, endereço postal, e-mail, telefone, fax).
  3. Apenas as comunicações previamente aprovadas pela Comissão de Organização e efectivamente apresentadas por um dos respectivos autores numa Sessão Paralela serão consideradas como "comunicações apresentadas" e, consequentemente, passíveis de publicação nas Actas dos Encontros.
  4. Em princípio, a Comissão de Organização espera que todos os co-autores de uma comunicação participem no Encontro (com inscrição regularizada). Em todo o caso, só no caso de pelo menos um dos co-autores ter a inscrição regularizada é que uma comunicação poderá ser inserida no Programa Final.
  5. Os co-autores que não se inscrevam no Encontro deverão, antes do evento, contactar a Comissão de Organização para certificar que são efectivamente co-autores desse trabalho. Essa declaração deverá ser assinada e enviada por correio para APDR - Apartado 3060 - 3001-401 COIMBRA - PORTUGAL. Se, por qualquer motivo, a declaração não chegar à Organização antes do Congresso, somente os co-autores regularmente inscritos serão incluídos como autores do trabalho no Programa Final e nas Actas do Encontro.