Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

11º Workshop

 Imagem

 
A habitação é um sector fundamental para o desenvolvimento económico e social de um país ou região. Num contexto macro destacam-se os expressivos efeitos multiplicadores que o sector da habitação tem sobre a produção e o emprego, os quais se reflectem numa ampla cadeia produtiva. 

Num contexto mais micro evidencia-se:
  • o facto da habitação representar o mais valioso bem para a maioria das pessoas;
  • o papel determinante que a habitação assume para qualidade de vida das populações; e
  • o elevado e prolongado encargo que as despesas, relacionadas com a habitação, representam para a maioria das famílias.
Um terceiro nível de impacto, transversal aos dois anteriores, reflecte o papel das políticas de habitação no ordenamento da cidade e na definição dos limites do crescimento urbano.

Em suma, as mudanças verificadas nos mercados imobiliários produzem impactos significativos noutros segmentos da economia e consequentemente no bem-estar das populações, visíveis e sentidos por todos. A importância do sector da habitação justifica, assim, o esforço acrescido para desenvolver e aplicar conhecimento que sirva de base às tomadas de decisão. Contudo, o conhecimento escasso dos mecanismos de funcionamento do mercado habitacional e a dificuldade de recolha de informação, faz com que a análise desta temática seja uma tarefa complexa.

Neste workshop pretendeu-se criar um fórum de troca de conhecimentos e de debate da prática do planeamento na área TERRITÓRIO, MERCADO IMOBILIÁRIO E A HABITAÇÃO. 

Neste âmbito, convidou-se profissionais, investigadores e estudantes a estarem presentes no dia 11 de Novembro de 2011 e a apresentar trabalhos de investigação científica ou relacionados com a prática profissional, que possibilitem a partilha de saberes na área do planeamento regional e urbano, com especial enfoque nas questões do mercado imobiliário e da habitação.

Procurou-se reunir trabalhos que reflictam diferentes perspectivas relativas às questões habitacionais, quer pelo mundo académico, quer por agentes responsáveis pela definição de políticas e tomadas de decisão relacionadas com a gestão do território e do mercado imobiliário e da habitação. Pretendeu-se promover com este evento a reflexão na importância das questões da habitação nas sociedades contemporâneas e dos desafios que decorrem da complexidade desta temática.
 
título:  Actas da 1ª Conferência de Planeamento Regional e Urbano e 11º Workshop da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional sobre o tema Território, Mercado Imobiliário e a Habitação
autor:  Castro, Eduardo
Marques, João
Batista, Paulo Ricardo Lopes
palavras-chave:  Território
Mercado Imobiliário
Habitação
data de publicação:  Mar-2012
editor:  Universidade de Aveiro
resumo:  As mudanças verificadas nos mercados imobiliários produzem impactos significativos noutros segmentos da economia e consequentemente no bem-estar das populações, visíveis e sentidos por todos. A importância do sector da habitação justifica, assim, o esforço acrescido para desenvolver e aplicar conhecimento que sirva de base às tomadas de decisão. Neste evento pretendeu-se criar um fórum de troca de conhecimentos e de debate que abarque a ligação entre TERRITÓRIO, MERCADO IMOBILIÁRIO E A HABITAÇÃO, procurando reunir trabalhos que reflictam diferentes perspectivas relativas às questões habitacionais, quer pelo mundo académico, quer por agentes responsáveis pela definição de políticas e tomadas de decisão no âmbito da gestão do território, do mercado imobiliário e da habitação. A presente edição das Actas da 1ª Conferência de Planeamento Regional e Urbano e 11º Workshop da APDR pretende disseminar as reflexões efectuadas, publicando alguns dos trabalhos apresentados por diversos autores.
ISBN:  978-972-789-359-1