Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

14º Workshop

 Imagem

 
É atualmente consensual o papel do empreendedorismo para a criação de emprego e geração de riqueza nas nações. Torna-se particularmente interessante o estudo deste fenómeno quando considerado numa perspectiva microeconómica onde se estuda o seu contributo para a sustentabilidade das comunidades locais e para o equilíbrio e competitividade dos territórios. 
O tema do empreendedorismo tem vindo a ser estudado por diversos investigadores em todo o mundo. Os contributos para o seu estudo são multidisciplinares e diversos, bem como, os seus tópicos de interesse. 
O Workshop Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional pretende criar um espaço de reflexão e de discussão sobre os temas do empreendedorismo considerando o seu impacto no desenvolvimento dos territórios. Serão apresentadas várias abordagens ao tema, permitindo a discussão de casos de estudo que propõem soluções inovadoras, estratégias sustentáveis e de promoção do desenvolvimento e competitividade dos territórios. 
O formato do workshop pretende incentivar a discussão e partilha de conhecimentos entre os participantes. 
O formato dos trabalhos deverá ser feito de acordo com o formato de estudo de caso. Uma seleção de estudos de caso, em cada um dos temas, será publicada em livro. 

Subtemas
  1. Politicas públicas de promoção do empreendedorismo (Politicas públicas e programas públicos com impacto regional na promoção do empreendedorismo)
  2. Empreendedorismo e inovação social (Projetos e programas inovadores públicos ou privados de empreendedorismo social com impacto regional)
  3. Ensino superior, transferência de conhecimento e criação de empresas (Programas, iniciativas e estimulo à educação para o empreendedorismo e transferência de conhecimento no ensino superior para a região)
  4. Empreendedorismo, inovação e criação de valor regional (Casos de setores/empresas com impacto regional – indústria, serviços, agricultura - enquadráveis por nível de tecnologia, dimensão empresarial, estrutura da indústria, tipo de propriedade)
  5. Empreendedorismo e internacionalização (Casos de internacionalização/Investimento Direto Estrangeiro com impactos regionais)
  6. Outros temas relacionados com o empreendedorismo e desenvolvimento regional considerados relevantes