Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

O desenvolvimento do ensino superior em Portugal, a partir da década de 70 do século passado, foi uma das mais importantes ‘revoluções’ ocorridas no país. De um sistema elitista, concentrado em poucos pontos do território, o ensino superior público democratizou-se e dispersou-se, passando a ser possível encontrar instituições na generalidade das cidades de média dimensão. Na sequência desta evolução, o sistema de ensino superior português, além das tradicionais funções de formação, investigação e divulgação, passou a ter efeitos significativos no desenvolvimento das regiões que acolhem as suas instituições.

As redes de ensino superior têm hoje um papel fundamental e consensual nas estratégias de desenvolvimento económico e social dos respetivos países e são reconhecidas como motores indispensáveis para a promoção da sua competitividade internacional. No passado relativamente recente, ao reconhecimento da relevância destas funções correspondia o apoio dos estados e a transferência dos recursos necessários à expansão e ao cabal desempenho das mesmas. Atualmente, contudo, e ainda que não tenha havido uma descontinuidade no discurso oficial, as práticas governativas têm sofrido alterações significativas. As generalizadas restrições financeiras impostas às instituições de ensino superior, em Portugal e em muitos outros países, conjugadas com os efeitos da transição demográfica, do percurso escolar dos jovens e da crise económica mundial, têm-se traduzido em desafios muito sérios para a sobrevivência de muitas instituições.

Neste contexto, é útil discutir as questões mais relevantes para os sistemas de ensino superior nacionais: Como devem (re)organizar-se as redes de ensino superior? Que funções devem ser desempenhadas pelas instituições? Como devem ser financiadas? Qual o papel do estado e do mercado no mundo académico? Quais as consequências económicas e sociais das escolhas que estão a ser feitas atualmente?  Estas e outras questões deverão vir a ser debatidas neste Workshop, cuja realização integra o plano de trabalhos do projeto PTDC/CPE-PEC/103727/2008: (Re)definição de uma rede de Ensino Superior em Portugal: desafios decorrentes da demografia, do crescimento económico e da coesão regional.

SUB-TEMAS

  1. Influência da demografia na Rede de Ensino Superior
  2. Ensino Superior e Desenvolvimento Territorial
  3. Políticas Públicas de Educação e Redes de Ensino Superior
  4. Eficácia vs Equidade das Instituições e das Redes de Ensino Superior
  5. O financiamento das Instituições de Ensino Superior
  6. Redes de ensino superior e mercado de trabalho
  7. Papel e potencialidades das tecnologias de informação no ensino superior

ATAS/ Proceedings -  16.º WORKSHOP DA APDR - Redes de Ensino Superior: Contributos e Novos desafios para a Economia e para a Sociedade

 
Abril 2013, Évora

ISBN: 978-989-96353-6-4
N. Páginas: 170
Formato: Online

DOWNLOAD