Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

17º Congresso

 Imagem Gestão de Bens e Desenvolvimento Regional Sustentável


Elinor Ostrom desafiou a sabedoria convencional de que a propriedade comum é mal administrada e deve ser regulada por autoridades centrais ou privatizadas. Baseando-se em numerosos estudos Ostrom concluiu que os resultados são, muitas vezes, melhores do que o previsto pela teoria padrão. Ela observa que os usuários dos recursos frequentemente desenvolvem mecanismos sofisticados para tomada de decisão e aplicam regras para lidar com conflitos de interesse. O que a Elionor faz é caracterizar as regras que promovem resultados bem sucedidos”.
Este é o texto da Nota de Imprensa da atribuição do Prémio Nobel da Economia de 2009 (http://nobelprize.org/nobel_prizes/economics/laureates/2009/press.html) que serve de fonte de inspiração ao tema do 17º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional em Bragança, terra onde os baldios e a propriedade comunitária tem história. Este é também um bom tema para o 5º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza que mais uma vez se associa ao congresso da APDR, uma vez que os exemplos sugeridos por Elinor Ostrom se referem em grande parte à gestão de recursos naturais (pescas, pastagens, aquíferos, …).
O desafio que a Comissão Organizadora faz aos participantes é que, para além de apresentarem comunicações sobre os temas mais comuns e actuais da ciência regional e da gestão e conservação da natureza, coloquem também a hipótese de abordarem a temática premiada pelo Nobel de gestão de bens comuns explicitando o seu impacto no desenvolvimento regional sustentável.
Existem dois outros temas que importa realçar e que informaram a escolha dos conferencistas convidados. Um primeiro tem a ver com o ensino e a investigação em ciência regional cujo debate se julga importante no seguimento do relançamento do Compêndio de Ciência Regional, agora em dois volumes, um de natureza teórica e outro de suporte ao início à investigação. O outro tema refere-se à Política de Desenvolvimento Regional merece uma atenção especial designadamente em torno do Relatório Barca e da anunciada reformulação da política regional europeia.
Os restantes temas são igualmente importantes. Por um lado porque dão continuidade a debates recentes feitos no âmbito dos Congressos e Workshops da APDR (Globalização e desenvolvimento regional, Inovação e território, Dimensões espaciais da crise do Estado, Turismo e desenvolvimento sustentável, Fronteiras e desenvolvimento, Localização de actividades, Migrações e desenvolvimento sustentável, Regionalização e finanças regionais e locais e Redes de transportes e território e Modelos operacionais de economia regional). Por outro lado porque são temas caros a Associações Científicas que estão ligadas ao 17º Congresso, como a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Economia Agrária, com o tema Competitividade Agrícola e Desenvolvimento Regional, a Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, com o tema Desenvolvimento local e rural, a Rede de Gestão e Conservação da Natureza, com os temasEconomia dos Recursos Naturais e Ambientais Gestão e Conservação da Natureza, ou mesmo os investigadores mais ligados às questões urbanas com o tema abrangente de Sustentabilidade Urbana.
Finalmente abarcamos temas relevantes para a política regional que constitui o tema do Workshop que vamos realizar em Zamora em colaboração com a Associação Espanhola de Ciência Regional e integrado nos trabalhos do Congresso; complementam esta temática os temas Sistemas de apoio à decisão para o desenvolvimento regional e Instrumentos de ordenamento do território.

Sub-Temas:
  1. Gestão de Bens Comuns e Desenvolvimento Regional Sustentável
  2. Ensino e Investigação em Ciência Regional
  3. Políticas de desenvolvimento regional (Workshop de Zamora, Espanha, dia 30 de Junho)
  4. Globalização e desenvolvimento regional
  5. Inovação e território
  6. Dimensões espaciais da crise do Estado
  7. Sustentabilidade Urbana
  8. Migrações e Desenvolvimento Sustentável
  9. Redes de transportes e território
  10. Localização de actividades
  11. Politica Agrícola e Bens Públicos (Sessões da APDEA)
  12. Turismo e desenvolvimento sustentável
  13. Desenvolvimento local e rural (Sessões da SPER)
  14. Fronteiras e Desenvolvimento
  15. Economia dos recursos naturais e ambientais (Sessões 5º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza)
  16. Gestão e Conservação da Natureza (Sessões 5º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza)
  17. Sistemas de apoio à decisão para o desenvolvimento regional
  18. Modelos Operacionais de Economia Regional
  19. Instrumentos de ordenamento do território
  20. Regionalização e Finanças Regionais e Locais