Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

Quando confrontados com preocupações crescentes sobre o crescimento económico, o desemprego e a própria criação de emprego, os decisores políticos optam frequentemente por direccionar os seus esforços para a criação de novas empresas e o fortalecimento das condições de funcionamento do restante tecido empresarial, de forma a conservar a competitividade nos mercados globais.
É indubitável que a melhoria do potencial económico de qualquer região passa por um ambiente de negócios onde as empresas possam prosperar.
De modo a fortalecer e diversificar a economia, os decisores políticos e líderes locais necessitam de estar cientes das características e dos determinantes do desempenho e do crescimento das suas empresas, particularmente relevantes para as empresas de menor dimensão. Deste modo, a compreensão das características do crescimento empresarial e do seu contributo para o crescimento económico, torna-se cada vez mais pertinente para a formulação de políticas de estímulo adequadas.
Existem um conjunto de características regionais e institucionais relativas à estrutura socioeconómica de uma região, que podem contribuir de modo significativo para explicar os diferenciais, não só de criação de novas empresas, bem como de desempenho e crescimento. Estes incluem, nomeadamente, factores do lado da procura, da oferta e aspectos relacionados com medidas de política, que contemplam mais concretamente não só aspectos regionais, institucionais e políticos, mas que se estendem à qualidade do mercado de trabalho local, clima de negócios, internacionalização e capacidade de inovação.
No actual contexto de abrandamento económico, a relevância de abordar destes temas torna-se assim mais pertinente do que nunca.

SUBTEMAS

  1. Determinantes da performance e crescimento das empresas
  2. Aspectos conjunturais e a crise
  3. Internacionalização e competitividade
  4. Inovação e dinâmicas da estrutura de mercado
  5. PME´s

ATAS/ Proceedings - 17.º WORKSHOP DA APDR - Crescimento e performance das empresas: uma perspetiva regional, institucional e política

 
Abril 2013, Aveiro

ISBN: 978-989-96353-7-1
N. Páginas: 236
Formato: Online

DOWNLOAD