Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

O Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro (DCSPT-UA), a Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA) e a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) vão organizar a 5 e 6 de Julho de 2013 a II Conferência de Planeamento Regional e Urbano (PRU), o VIII ENPLAN e o XVIII Workshop APDR. O contexto temporal em que a conferência vai ocorrer suscita a consideração de duas situações de crise, diferentes mas interligadas: a primeira, uma crise que tem vindo a abalar profundamente a sociedade no seu todo, isto é, uma crise de ‘largo-espetro’ cujo impacto vai muito para além do ‘epicentro’ económico e financeiro; a segunda, uma crise que atinge o planeamento, cuja génese não poderá ser dissociada dos fatores percursores da primeira. Acresce que o mesmo contexto temporal integra a passagem dos 30 anos sobre o início da formação em PRU na Universidade de Aveiro.

Este contexto temporal cria, assim, condições particulares para fomentar o necessário debate sobre os desafios que se levantam à atividade de planeamento na sociedade contemporânea, um debate forçosamente diversificado por forma a incorporar a multiplicidade de dimensões que caracteriza aquela atividade… da teoria à prática, da formação à investigação, etc..

A estratégia Europa 2020, assumida como a agenda da Comissão Europeia para o crescimento económico, designadamente a diversidade de vertentes associadas à sua base territorial e as suas implicações na trajetória de desenvolvimento do mosaico de territórios que perfazem a UE, propicia um bom ponto de partida para sustentar um debate profícuo sobre a multiplicidade de desafios futuros que se levantam à atividade de planeamento. De facto, na pretensão de se afirmar como quadro de referência para o desenho de políticas públicas capazes de mitigar e reverter os efeitos da crise económica e financeira, a estratégia Europa 2020 pode ser considerada como terreno fértil para consolidar um esforço de criação do conhecimento necessário para alimentar o debate.

A 2ª conferência de PRU, que integra o VIII ENPLAN e a XVIII Workshop APDR, pretende contribuir para esse esforço de criação e disseminação de conhecimento, focando particularmente a situação portuguesa. No quadro de uma temática central que poderá designar-se por “Europa 2020: retórica, discursos, política e prática”, a diversidade temática inerente à também diversa atividade de planeamento do território, estará refletida nas sessões temáticas a organizar:

T1- As lições do QREN (balanço, dificuldades do presente, efeitos territorializados, etc.);

T2- Desafios da Agenda Europa 2020: Políticas Públicas / Instrumentos de Apoio à Decisão

T3- Desafios da Agenda Europa 2020: Desenvolvimento Rural / Ambiente e Recursos Naturais

T4- Desafios da Agenda Europa 2020: Desenvolvimento Económico / Inovação, Ciência e Tecnologia / TICE

T5- Desafios da Agenda Europa 2020: Demografia / Saúde / Educação 

T6- Desafios da Agenda Europa 2020: Regeneração Urbana / Habitação / Mobilidade / Urbanização extensiva