Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

2º Workshop

 Imagem

 
Cenários de Transformação da Paisagem Face aos Factores de Mudança Globais

As paisagens da Europa e do Mundo tem vindo a registar transformações radicais ao longo das últimas décadas, e muitas outras mudanças são expectáveis num futuro próximo, pelas modificações, por um lado,  nos mercados e estrutura da produção, e por outro na procura de outros bens e serviços proporcionados por estas paisagens, que resultam também em novos mercados. Estas são transformações provocadas pelo crescimento económico global, pelas latentes revoluções e evoluções tecnológicas, pela constante modificação de políticas e acordos, e pela alteração mais lenta dos objectivos e valores das pessoas e dos povos.
Estas transformações criam um desafio à reflexão que vai muito para além do estudo dos sistemas de agricultura e das estruturas da paisagem, envolvendo necessariamente a análise dos processos económicos, sociais, tecnológicos, ambientais e políticos, que interagem no espaço ao longo do tempo e que se reflectem em alterações contínuas destas paisagens, e também dos desafios à sua gestão – tanto mais que envolve escalas diferentes de decisão e de actuação.
A organização de um Workshop em Évora sobre o tema “Cenários de Transformação da Paisagem face aos factores de Mudança Globais” pretende ser um contributo para responder a questões muito práticas e crescentes que se colocam a decisores públicos e privados quando confrontados com as transformações radicais na paisagem. Como atender às modificações bruscas que se fazem sentir sobre o território variando entre o abandono e as pressões de ocupação de carácter ideológico, sejam ela produtivistas ou ambientalistas? Como responder à desertificação e degradação dos espaços rurais e ao congestionamento e alastramento dos espaços urbanos? Como reagir à queda acentuada dos preços das habitações ou à forte corrupção associada ao valor dos terrenos em espaços planeados?
A Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional com o apoio da Universidade de Évora e a cooperação da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Economia Agrária e da Associação Portuguesa de Geógrafos decidiram criar um momento para aprofundar esta reflexão. Para isso mobilizámos especialistas para apresentarem as questões mais relevantes; desafiamos os investigadores portugueses a apresentarem os seus trabalhos sobre o tema; e convidamos os comunicadores, os agentes, os políticos e o público a participarem nos trabalhos e no debate final, mas também ao longo do encontro. Para além da informação e divulgação dos resultados do encontro, os trabalhos apresentados serão seleccionados não só para um número especial da Revista Estudos Regionais mas também para um livro sobre Problemas Emergentes do Desenvolvimento Regional a editar pela APDR no fim do ano de 2009 com base nos trabalhos dos workshops efectuados sobre “Impacto dos Aeroportos”, “Cenários de Transformação da Paisagem”, “Turismo e Sustentabilidade” e “Imigração e Desenvolvimento”.