Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

4º Workshop

 Imagem

 
Imigração e Desenvolvimento

As migrações são um dos factores determinantes para as dinâmicas de desenvolvimento. Os fluxos de migração trazem desafios para os vários países e regiões, decorrentes da entrada ou saída de população com um grau de qualificações muitas vezes heterogéneo. Por exemplo, no caso da imigração em Portugal, presenciamos essencialmente três fluxos dominantes de imigração, provenientes do Brasil, dos países do Leste Europeu, e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, para além de outros fluxos significativos oriundos da União Europeia, Ásia (essencialmente China, Índia e Paquistão) e de outras zonas do continente americano. A integração destas comunidades constitui um desafio fundamental para a economia Portuguesa, e para a sociedade Portuguesa. Todavia, a relação entre migrações e desenvolvimento é biunívoca. Por conseguinte, é fundamental compreender não só as implicações da imigração para uma dada região ou país, mas também o impacto que as assimetrias verificadas entre vários países e regiões, no que concerne o seu nível de desenvolvimento, têm no próprio fenómeno migratório, de modo a encontrar as causas deste fenómeno.
A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, em conjunto com o Centro de Estudos de Gestão e Economia da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, e com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, procura através do presente Workshop sobre “Imigração e Desenvolvimento” criar um espaço de debate que proporcione uma melhor compreensão do fenómeno migratório, tendo em vista compreender as suas causas, e quais as consequências do mesmo para o desenvolvimento económico e social, com especial ênfase no caso Português, sendo todavia os contributos relacionados com as experiências de outros países, regiões e locais bem-vindos também.
Para isso mobilizámos especialistas para apresentarem as questões mais relevantes; desafiando também os investigadores portugueses a apresentarem os seus trabalhos sobre o tema; e convidamos os comunicadores, os agentes, os políticos e o público em geral a participarem nos trabalhos e no debate final, mas também ao longo do encontro. Para além da informação e divulgação dos resultados do encontro, os trabalhos apresentados serão seleccionados não só para um número especial da Revista Estudos Regionais mas também para um livro sobre Problemas Emergentes do Desenvolvimento Regional a editar pela APDR no fim do ano de 2009 com base nos trabalhos dos workshops efectuados sobre “Impacto dos Aeroportos”, “Cenários de Transformação da Paisagem”, “Turismo e Sustentabilidade” e “Imigração e Desenvolvimento”.
Serão também apresentados neste workshop os resultados do projecto “Bem-estar social, populações imigrantes e exclusão do mercado de trabalho”, realizado no âmbito do Centro de Estudos de Gestão e Economia da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (referência do projecto: IME/ECO/81882/2006).