Programa/Program

 

6.ª Feira 10.07.2009

SESSÃO PARALELA 2
14:00 – 15:40
Sala B101

Caracterização e monitorização das classes de uso do solo na área de intervenção do Plano de Ordenamento da orla Costeira da Costa Sul da Ilha de S. Miguel com recurso à detecção remota por satélite
Oliveira, Maria (oliveira.gabi@gmail.com)
Universidade dos Açores

O litoral sul da Ilha de S. Miguel, abrangido pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), é constituído por troços geomorfológicos distintos integrando zonas baixas, de costa alta, de arribas alcantiladas e de praias. O recurso ao uso de imagens multiespectrais registadas pelo satélite Landsat 7 ETM+ como complemento à informação já existente na área de intervenção do POOC, vem possibilitar a identificação de elementos presentes na paisagem, a sua localização e a percepção da sua alteração ao longo dos anos. Facilita ainda a identificação de áreas prioritárias para protecção e a avaliação da evolução da ocupação dos solos à escala regional e de pormenor. Pretende-se com o desenvolvimento do trabalho contribuir para o auxílio à tomada de decisão identificando as zonas sujeitas a erosão linha de costa.


Intervenções integradas no litoral Português / O caso do Polis Litoral Ria Formosa
Pestana, Cândida
Pinto-Leite, José (programa.polis@polis.maotdr.gov.pt)
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Marques, Nuno
Parque Expo´98 S.A.

As zonas costeiras assumem uma importância estratégica crescente, em termos ambientais, económicos, sociais e culturais. Reconhecendo a importância estratégica da zona costeira o Governo da Republica Portuguesa determinou a realização de um conjunto de operações de requalificação e valorização de zonas de risco e de áreas naturais degradadas situadas na orla costeira, designado por Polis Litoral — Operações de Requalificação e Valorização da Orla Costeira. Enquadrando um dos espaços de intervenção prioritária desde logo definidos, a intervenção na Ria Formosa reveste-se de particular importância devido simultaneamente à sua riqueza natural e ao seu potencial económico, mas também à fragilidade do ecossistema que sustenta.


Análise de Custos das Pescarias da Ilha Terceira
Toste, Gisele (giseletoste@uac.pt)
Gil, Fabíola (fabiolagil@uac.pt)
Dentinho, Tomaz (tomazdentinho@uac.pt)
Universidade dos Açores

Embora ocupe apenas uma pequena parte da população, a importância económica relativa da pesca no arquipélago dos Açores e na ilha Terceira tem vindo a aumentar. A frota da ilha Terceira, constituída por 118 embarcações, está dividida pelos vários portos da ilha, encontrando-se a maioria no Porto de São Mateus e no porto da Praia da Vitória.
O presente trabalho teve como objectivo analisar os custos da pesca na ilha Terceira. Para tal realizaram-se inquéritos junto dos armadores e com os dados obtidos procurou-se as funções de custo total, custo variável e custo fixo.
Concluiu-se que os custos totais dependem sobretudo do tamanho médio da tripulação, da distância percorrida e da potência do motor, que os custos fixos dependem do tamanho médio da tripulação e da potência do motor e que os custos variáveis podem ser diminuídos através da gestão de um mestre com mais experiência mas sobem com a distância percorrida.


VIABILIDAD ECONÓMICO-FINANCIERA DE LA INDUSTRIA TRANSFORMADORA DE PRODUCTOS DE LA PESCA: EXPERIENCIA  ESPAÑOLA
Lafuente, Manuel (lamigo@uvigo.es)
Gil, Maria (dgarza@uvigo.es)
Dobaño, Lucy (mmvarela@uvigo.es)
Universidade de Vigo

A nivel mundial España ocupa un lugar destacado en el escenario pesquero y ello ha contribuido también al desarrollo de un importante sector transformador de productos de la pesca. Galicia, en particular, es el principal productor español de conservas de pescado y marisco. En este contexto, el objetivo será analizar la dimensión y estructura del sector conservero en Galicia, considerando de forma pormenorizada su situación económica y financiera.

Este objetivo se justifica aún más en la actualidad por la  situación de debilidad a la que se enfrenta el sector, debido a factores tanto del lado de la oferta como del de la demanda de productos de origen marino, y en particular de los riesgos asociados a la competencia internacional (asiática y latinoamericana, sobre todo). Ante ello, se hace necesaria la implementación de estrategias competitivas y sostenibles que hagan viable el futuro del sector en Galicia.


INNOVACIÓN NA PESCA TRADICIONAL E RESISTENCIAS INSTITUCIONAIS AO CAMBIO
López, Manuel (manuel.gonzalez.lopez@usc.es)
Universidade de Santiago de Compostela

Analízamos o estado no que se atopa a innovación nun sector tradicional como é o da pesca artesanal de baixura e tratamos de identificar os factores que a impiden. Os resultados indican que existen canto menos dúas barreiras institucionais que poderían estar limitando a introdución de innovacións e dese xeito a modernización do sector. Estas barreiras son, por unha banda, unha excesiva dependencia da administración pública e, pola outra, a tradicional forma de comercializar os produtos pesqueiros. O estudo constitúe unha contribución á literatura dos sistemas de innovación onde se pon de relevo o papel chave das institucións, entendidas estas como normas de conduta formais ou informais, nas dinámicas innovadoras das actividades económicas.

 

ABERABER APDR ABER RSAI