Titulo/Title:

Território e uso dos recursos: determinantes do crescimento da agricultura para os mercados interno e externo no Brasil: 1990 A 2004
Tema/Theme: Ruralidades e Território/
Ruralities and territory
Autor/Author: Luciene Rodrigues ; Maria Elizete Gonçalves ; Sidinéia Maria Souza Abrantes

O objetivo do estudo é identificar e analisar conflitos na utilização dos recursos no território a partir do comportamento do valor da produção de alguns produtos alimentícios e da agroexportação. A produção de alimentos é feita principalmente por agricultores familiares em que os recursos terra, água, sementes, conhecimento, em geral, nem sempre entram no processo como mercadorias mas como valores-de-uso. Na agricultura de exportação, a força de trabalho e todos os recursos materiais e socias operam dentro da lógica do mercado, assim como os produtos obtidos, que circulam como mercadoria. A fonte dos dados foi a Produção Agrícola Municipal (PAM/IBGE). O método utilizado é o shift-share.

O estudo revela que no período analisado (1990 a 2004), todos os produtos apresentaram taxas médias de crescimento do valor da produção positivas. Para os produtos voltados ao mercado interno o principal determinante das taxas de crescimento foi o preço. Para o café, rendimento e preço e, no caso da soja, destacaram-se a área e o preço. Sendo o Brasil um dos maiores produtores mundial de soja, o crescente aumento da área plantada tem impactado os ecossistemas, especialmente o dos cerrados, o uso da terra e as relações sociais no campo, com fortes deslocamentos de população e recursos.