Titulo/Title:

As Pradarias Marinhas e a sua Importância - Aplicação à Zona da Portinho da Arrábida
Tema/Theme: Gestão e Conservação da Natureza/
Nature Management Conservation
Autor/Author: Alexandra Cunha ; Hugo Pinto

O Hyper-cluster do Mar surge actualmente com uma atenção reforçada fruto da mediatização provocada pelo desenvolvimento de diferentes instrumentos de Estratégia e Planeamento Territorial que procuram ordenar o litoral e o acesso e exploração dos recursos marinhos.

O projecto BIOMARES, a decorrer entre 2007 e 2011, financiado pelo programa Life-Natureza da Comissão Europeia pelos parceiros e pela SECIL, Sociedade de Cimentos e Cal, S.A., foca a sua atenção na recuperação das pradarias de plantas marinhas que irá permitir a recuperação de habitats macro e micro biológicos na zona do Portinho da Arrábida. Mas afinal qual a mais-valia desta iniciativa?

Esta comunicação pretende ser uma reflexão sobre os benefícios e perdas que poderão advir deste projecto, e não apenas para os habitats marinhos, que poderão recuperar grande parte da biodiversidade desaparecida nos últimos trinta anos. Para este objectivo procurar-se-á indicar o que se poderá perder e ganhar com a inexistência das plantas marinhas uma vez que a sua influência sobre vários quadrantes da economia, como a pesca ou o turismo é relevante. No final será efectuada uma aproximação à análise do Óptimo Social no caso específico da destruição da pradaria de plantas marinhas do Portinho da Arrábida.