Titulo/Title:

Modelo de Interacção Espacial para a Ocupação do Uso do Solo. Aplicação às ilhas do Corvo, Flores e Graciosa
Tema/Theme: Ordenamento do Território e Planeamento Urbano/
Territorial and Urban Planning
Autor/Author: Tomaz Dentinho ; Helena Calado ; Paulo Silveira

Este artigo pretende formular e testar um modelo integrado para o uso do solo, capaz de explicar a relação entre o Homem e o Ambiente. O objectivo é compreender a interacção entre a economia e o território, tentando avaliar os factores ambientais, tecnológicos, económicos e reguladores que afectam o uso do solo. Para atingir este objectivo formula-se um modelo de interacção especial que evidencia as relações entre as zonas e as actividades, baseado nas acessibilidades relativas, nas rendas, nos coeficientes e capacidades técnicas.
A aplicação do modelo implica: a) estimação das áreas com capacidade para cada actividade e para cada zona, com base no clima, topografia e solos; b) a estimação de coeficientes técnicos para cada actividade (residencial, turismo, urbano, horticultura/ fruticultura, pecuária, silvicultura) c) a calibração dos parâmetros das rendas e atrito espacial. O modelo permite simular políticas que interferem com o emprego básico de cada zona, que modificam acessibilidades e capacidades, que limitam o uso do solo das actividades, e que alteram os coeficientes técnicos.
Neste artigo estimamos o impacto de alterações do emprego básico associados aos cenários dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) para Corvo, Flores e Graciosa, com o objectivo de clarificar a avaliação estratégica dos mesmos.