Titulo/Title:

Relações entre diferentes habitats de Perdiz-vermelha (Alectoris rufa L.) em zonas de alta e baixa densidades
Tema/Theme: Gestão e Conservação da Natureza/
Nature Management Conservation
Autor/Author: Andreia P. Dias ; António Luís ; Luís Cancela da Fonseca

As diferenças de habitats, de densidade e da fenologia da Perdiz entre o Norte e o Sul do país suscitaram a realização do estudo comparativo através de três métodos de censo: transectos lineares, pontos-de-escuta com chamariz e batida em seco.
O trabalho de campo decorreu entre Dezembro de 2004 e Setembro de 2005 no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e na Herdade do Vale da Casca (Alentejo).

Analisando os descritores do habitat, através do índice de similaridade de Jaccard, obtiveram-se agrupamentos que exprimem o grau de afinidade entre os habitats e a presença ou ausência de Perdizes. Verifica-se grande associação entre descritores pertencentes ao Alentejo por um lado e ao Gerês, por outro. A presença/ausência de Perdizes/perdigotos e as características condicionantes do habitat confirmam a dependência da espécie a zonas planas com pasto com água e cereais. A presença de água será uma das características fundamentais do habitat, juntamente com o relevo e a existência de pastos e culturas cerealíferas. As baixas densidades estimadas em ambas as regiões resultam provavelmente do facto de o ano em estudo ter sido um ano de seca, anómalo no que respeita a disponibilidade de água.