Titulo/Title:

As atitudes face ao ambiente na ruralidade e urbanidade: que impacto no desenvolvimento agrícola e ambiental?
Tema/Theme: Ruralidades e Território/
Ruralities and territory
Autor/Author: Rosalina Gabriel ; Emiliana Silva

Nos Açores, as noções de ruralidade e/ou urbanidade são tão difíceis de definir como noutras partes do Mundo e dependerão de factores como a dimensão dos aglomerados populacionais, a proximidade das freguesias aos centros urbanos e a interpenetração de actividades económicas. Para medir atitudes face ao ambiente de habitantes em centros rurais e urbanos, utilizou-se o Novo Paradigma Ecológico e três escalas relacionadas com a água, os resíduos sólidos e a biodiversidade.
De acordo com os resultados obtidos, a maioria da população açoriana inquirida apresenta atitudes favoráveis ao ambiente, posicionando-se dentro dos valores do Novo Paradigma Ecológico. No entanto, tal como seria de esperar, este posicionamento não é homogéneo.

Os resultados da análise de independência qui-quadrado revelam que existem diferenças significativas entre os habitantes das ilhas Terceira e São Miguel, os residentes em espaços rurais e urbanos, o grupo etário a que pertencem e o seu grau de escolaridade. As questões que moldam as atitudes ambientais são complexas e não podem ser compreendidas a partir de um único factor, tornando-se útil compreender as diferenças entre os vários grupos de modo a poder informar selectivamente as pessoas, melhorando por exemplo a aceitação de políticas agrícolas respeitadoras do ambiente.