Titulo/Title:

Gestão de Ratos-de-Campo com vista à solução de conflitos ecológicos e Sócio-Económicos. O Caso da Ilha de S. Miguel - Açores
Tema/Theme: Gestão e Conservação da Natureza/
Nature Management Conservation
Autor/Author: Ana Vinhas ; Michael Silva ; Paula Antunes ; Carlos Santos ; Amélia Lopes

As espécies de roedores designadas de “comensais do Homem” colocam sérios problemas, gerando danos nomeadamente no rendimento agrícola e pecuário, nas infraestruturas e na saúde pública. Estes efeitos manifestam-se não só ao nível da saúde humana e do bem-estar das populações, mas também pela ameaça que as espécies invasoras representam para a biodiversidade nativa das ilhas onde são introduzidas.

Este trabalho alerta para a importância do envolvimento dos diversos agentes nos processos de controlo de pragas e propõe a adopção de um modelo de gestão baseado numa lógica pró-activa, recorrendo a uma abordagem integrada, considerando aspectos ecológicos, económicos e sociais na avaliação, e escolha das políticas. Para o efeito, analisa os factores que intervêm na dinâmica das populações e identifica as relações entre as causas últimas da proliferação de ratos e os seus impactes ambientais e sócio-económicos adoptando, como modelo conceptual base, a abordagem DPSIR utilizada pela Agência Europeia do Ambiente. O modelo de gestão proposto baseia-se numa estratégia integrada de controlo, adoptando uma perspectiva holística, visando a reconciliação dos conflitos gerados entre o sistema ambiental e o sistema humano.