Titulo/Title:

Projecto GEOAVALIA - Um Primeiro Passo para Definição de Politicas Territoriais de Aproveitamento de Recursos Minerais nos Açores
Tema/Theme: Gestão e Conservação da Natureza/
Nature Management Conservation
Autor/Author: S. D. Caetano ; E. A. Lima ; S. Medeiros ; J. C. Nunes ; T. Braga

No arquipélago dos Açores, o aproveitamento dos recursos minerais estrutura-se em nove distintos cenários de sustentabilidade, com uma perspectiva de auto-suficiência local muito elevada. Este sector foi, em tempos, um exemplo de sustentabilidade económica, sem existirem, no entanto, preocupações ambientais, que deixaram – e continuam a deixar – demasiadas agressões paisagísticas no território insular.

No final do século XX, as políticas de ordenamento do território passaram a ter um papel fundamental na prevenção e contenção de usos e ocupações que inutilizam recursos subjacentes, o que tornou os Instrumentos de Gestão Territorial (IGT) muito importantes para a indústria extractiva. Nos Açores, até hoje, poucos IGT foram capazes de captar a especificidade desta actividade, condicionando-a a processos muito complexos.

Com o Projecto GEOAVALIA (Prospecção e Avaliação de Recursos Minerais dos Açores) desenvolveu-se uma ferramenta inovadora, que integra toda a informação territorial da indústria extractiva nos Açores, de forma sistematizada, com toda a informação suportada num Sistema de Informação Geográfica (SIG). Esta ferramenta permitiu a caracterização da situação actual do território e será facilitadora para a tomada de decisões a nível municipal e regional, principalmente ao nível dos IGT.