Titulo/Title:
Fluxos interregionais e competitividade das Regiões Ibéricas
Tema/Theme: Empreendorismo, Inovação e Internacionalização/
Entreperneuship, Inovation and Internationalization
Autor/Author: Iva Miranda Pires

Mesmo sendo países vizinhos as relações económicas entre Portugal e Espanha eram irrelevantes até meados da década de oitenta. A adesão conjunta à CEE, em 1986, e a alteração do regime político, que ocorre quase em simultâneo nos dois países, criaram uma nova moldura para enquadrar as relações entre ambos, que se tornaram mais intensas e diversificadas.

A intensificação dos fluxos comerciais e de investimento foram os primeiros sinais desse processo de integração e os dois países tornaram-se rapidamente importantes parceiros económicos. Ao mesmo tempo, a supressão das barreiras ao comércio e a maior porosidade da fronteira podem conduzir a um processo de concentração e de reorganização do sistema produtivo no contexto do mercado ibérico.

O objectivo desta comunicação é avaliar a extensão e o conteúdo dos recentes fluxos comerciais entre as regiões ibéricas, identificando as regiões que estão a participar e tirar partido da intensificação do comércio intra-ibérico e se o novo contexto de aproximação teve algum impacto na criação de fluxos comerciais entre as regiões de fronteira, as menos desenvolvidas em ambos os países.