Titulo/Title:
A Imagem dos Destinos Turísticos de Montanha
Tema/Theme: Turismo e Desenvolvimento Sustentável/
Tourism and Sustainable Development
Autor/Author: Carla Silva ; José Luís Abrantes ; Carmen Lages

A imagem dos destinos constitui um factor crítico nos comportamentos de consumo dos turistas e nas últimas duas décadas tem-se evidenciado o valor da imagem dos destinos turísticos no processo de selecção e diferenciação dos mesmos. Alguns lugares têm características simbólicas poderosas que exercem um forte efeito na percepção da imagem do destino como é o caso das regiões de montanha. Actualmente, o turismo de montanha é uma das formas alternativas de turismo mais atractivas e com maior peso na revalorização desses espaços.

O presente trabalho tem como objectivo a construção de uma escala de medição da imagem cognitiva dos destinos turísticos de montanha – escala Mountain TDI. O trabalho tem uma base empírica de 400 inquéritos aplicados a turistas na Serra da Estrela. Os resultados indicam uma escala multidimensional que incorpora três categorias da imagem cognitiva: infra-estruturas turísticas, experiência e ambiente social. O presente estudo contribui para uma melhor gestão das Organizações que operam nas Regiões de Montanha e constitui uma ferramenta útil para o respectivo marketing turístico. São definidas as implicações da escala Mountain TDI e traçadas algumas linhas orientadoras para investigações futuras.