Titulo/Title:

Os Sistemas de Informação Geográfica no apoio à Gestão e Monitorização de Áreas Protegidas - Caso Estudo do parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Tema/Theme: Gestão e Conservação da Natureza/
Nature Management Conservation
Autor/Author: Rita Ferreira Anastácio

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) têm um papel importante no processo de planeamento e gestão de Áreas Protegidas e devem ser entendidos como instrumentos de apoio às tarefas de monitorização do processo de planeamento, e em particular à monitorização dos Planos de Ordenamento.
O sistema de monitorização dos Planos de Ordenamento terá de avaliar o cumprimento dos objectivos inicialmente estabelecidos. Caso se verifiquem desvios é necessário corrigir as políticas de gestão aplicadas. A utilização de SIG facilita a implementação e monitorização destes Planos, através da possibilidade de integração da informação disponível, assim como de tratamento e análise da mesma; informação esta essencial para a definição de políticas de gestão do território e de recursos naturais.

Assim, a construção de uma aplicação, após a implementação dos Planos de Ordenamento, para monitorização do processo e plano é indispensável, não só para o acompanhamento temporal da evolução no território, como para o cálculo de indicadores previamente estabelecidos, também estas ferramentas essenciais e objectivas de monitorização.
Um ensaio metodológico simplificado é apresentado para o caso de estudo do Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.