Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

Premiados 2009

Premiados 2009

Prémio Bartolomeu Perestrelo

 Imagem

Manuel Brandão Alves

Manuel Brandão de Vasconcelos Alves nasceu em Arouca a 27 de Janeiro de 1944. Doutorado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1987, é Professor Catedrático de Economia do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa, actualmente aposentado. É, desde 2006, Vogal do Colégio de Especialidade de Economia Política da Ordem dos Economistas e, desde, 2005 Presidente da Comissão Directiva do Centro de Investigações Regionais e Urbanas (CIRIUS) e, desde o mesmo ano, Presidente da Associação Nacional de Direito ao Crédito. Em 2000/2001 foi Director Geral do Ensino Superior e Presidente do Fundo de Apoio ao Estudante e, de 1997 a 2000, Membro não Executivo do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística. A sua principal área científica de investigação é a economia espacial e a economia regional e urbana.

Prémio Bartolomeu Dias 

 Imagem

Renato Miguel do Carmo

Renato Miguel do Carmo (n. 1971), sociólogo, licenciado e mestre pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-UNL), doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL), exerce actualmente funções como investigador auxiliar no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE). Autor de vários livros e artigos (publicados em revistas nacionais e internacionais), versando principalmente as temáticas das desigualdades sociais e territoriais, globalização, mobilidade espacial e capital social. Recentemente coordenou (com Daniel Melo e Ruy Blanes) “A Globalização no Divã” (Tinta da China, 2008); (com José Alberto Simões) “A Produção das Mobilidades. Redes, Espacialidades e Trajectos” (ICS, 2009) e (com João Rodrigues) "Onde Pára o Estado? Políticas Públicas em Tempos de Crise (Edições Nelson de Matos).
 

Prémio Bartolomeu Gusmão

 Imagem

António Carlos Teixeira

O premiado é docente da Faculdade de Economia do Porto e membro do CETE. Doutorou-se no quadro do European Doctoral Program in quantitive economics pela Université Catholique de Louvain sob a supervisão de Jacques Thisse. Estudou ainda na Ecole Nationale de la Statistique et de l'Administration Economique (Paris) e Faculdade de Economia de Coimbra (Licenciatura e Mestrado). Actualmente é também um especialista de política de concorrência, razão pela qual trabalha, desde 2004, na Direcção Geral da Concorrência da Comissão Europeia em Bruxelas. O prémio foi-lhe atribuído pelo trabalho desenvolvido no âmbito da New Economic Geography – domínio económico que tem em Paul Krugman, recente  prémio Nobel da Economia, o seu principal mentor. A sua investigação trata dos factores que determinam a localização das actividades económicas e está publicada em revistas internacionais de referência (por exemplo,Journal of Urban EconomicsRegional Science and Urban Economics e Regional Studies). Os seus trabalham também são citados em obras importantes - por exemplo, pelo livro “Economic Geography: The Integration of Regions and Nations” editado pela Princeton University Press ou pelo artigo “Urban Evolutions: The Fast, the Slow, and the Still publicado na American Economic Review.
 

Prémio Bartolomeu

 Imagem

Maria Helena Guimarães

Maria Helena Marques Enes Guimarães nasceu no Porto a 1 de Outubro de 1982. É licenciada e Mestre em Biologia Marinha pela Universidade do Algarve. Desde de Janeiro de 2009 é aluna de doutoramento da Universidade dos Açores. Actualmente trabalha em Sistemas de Apoio à Decisão em Zonas Costeiras. Desenvolve o seu trabalho com apoio de dois projectos de âmbito europeu; SPICOSA e CIRCLE. É desde de 2006 sócia fundadora da Associação SCIAENA – Ciências Marinhas e Cooperação. A sua principal área científica é a interdisciplinaridade em sistema de apoio à decisão.