Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

Premiados 2010

Premiados 2010

Prémio Bartolomeu Dias

Manuel Mira Godinho Imagem

Manuel Mira Godinho é Professor Catedrático no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa. Foi-lhe concedido em 2001 o grau de “Agregado em Economia” com um trabalho sobre “Análise Económica de Patentes”. Obteve o grau de “Doctor of Philosophy in Science and Technology Policy”, com uma tese sobre “Innovation Diffusion in the Portuguese and Italian Clothing Industry”, no SPRU, Universidade de Sussex, Reino Unido, em 1995. Obteve o grau de “Master of Science in “Social and Economic Aspects of Science and Technology in Industry”, pelo Imperial College of Science and Tecnology, Universidade de Londres, em 1986. Licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia, Universidade Técnica de Lisboa, em 1983. Ensina desde 1983, em cursos de graduação e de pós--graduação, matérias relacionadas com mudança tecnológica, desenvolvimento económico e políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2000 tem realizado e publicado vários trabalhos no domínio dos Direitos de Propriedade Intelectual, em livros e revistas académicas em Portugal e fora de Portugal. Tem também trabalhado como consultor para organizações privadas e públicas, designadamente a Comissão Europeia.
 

Prémio Bartolomeu Gusmão

 Imagem

Paulo Guimarães

O Premiado é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e doutorado pela Universidade da Carolina do Sul (EUA). Exerce desde 2007 funções docentes na Universidade da Carolina do Sul trabalhando simultaneamente no Departamento de Economia e na Division of Research. Para além disso é membro colaborador do CEFUP da Faculdade de Economia do Porto e do NIPE da Universidade do Minho. A maior parte da sua investigação na área da ciencia regional tem sido desenvolvida em colaboração com os Professores Octávio Figueiredo da Universidade do Porto e Doug Woodward da Universidade da Carolina do Sul. Essa investigação tem incidido sobre diversas questões, tais como os factores que afectam a localização das empresas, o modo de medir a aglomeração económica e o impacto que a aglomeração económica tem sobre as actividades das empresas. Os resultados dessa investigação têm sido publicados em revistas de topo da área, nomeadamente no Journal of Urban EconomicsJournal of Regional ScienceRegional Science and Urban Economics and Journal of Economic Geography.

Prémio Bartolomeu

 Imagem

Tiago Freire

Tiago Freire licenciou-se em Economia pela Universidade Nova de Lisboa em 2001. Depois de um ano a trabalhar na como Analista Financeiro decidiu seguir uma carreira académica, tendo realizado um mestrado em Economia na Universidade de Birmingham, Inglaterra, e um Doutoramento na Universidade de Brown nos EUA. Presentemente é professor auxiliar visitante na Universidade Nacional de Singapura. O artigo premiado no 16º Congresso da APDR recebeu também o segundo prémio na Spring Meeting of Young Economists realizado em Luxemburgo, em 2010.