Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

Livros

Livros

Casos de Desenvolvimento Regional: Exercícios e Soluções

 Imagem

 
Maio 2012
Coordenação de  Rui Nuno Baleiras
ISBN: 9789897160394
N. Páginas: 256
Formato: 165 x 240

Esta obra foi coordenada pelo Prof. Doutor Rui Nuno Baleiras, sob a chancela do Observatório do QREN, tendo contado com o contributo de vários autores.
Boa economia e boa política do desenvolvimento regional requerem prática e maturação. Assim, a obra Casos de Desenvolvimento Regional, sobre aquele tema, dá agora origem a Casos de Desenvolvimento Regional — Exercícios e Soluções. Este livro complementa o anterior com uma ampla oferta de desafios aos leitores para ajudar a sedimentar o conhecimento. Trata-se de companhia indispensável a uma obra baseada na metodologia de «casos de estudo» que, pela sua natureza, deve suscitar interrogações e provocar discussão, dentro ou fora de uma sala de aula, de um gabinete de consultoria, de uma direção de serviços ou de uma sala de reuniões entre atores do desenvolvimento regional. 
Os exercícios, totalmente resolvidos, correspondem às tarefas de autoaprendizagem propostas no final de cada capítulo do livro principal. Embora tenham sido elaborados tendo os alunos do ensino superior como principal público-alvo, muitos exercícios também poderão ser úteis a profissionais que habitualmente utilizam aqueles espaços. As tarefas tanto podem servir para cada leitor Auto testar a sua apreensão do caso como para aplicar, individual ou coletivamente, o conhecimento transmitido a novas situações.

Encomendar Editora Principia

Casos de Desenvolvimento Regional

 Imagem

 
Setembro 2011
Coordenação de  Rui Nuno Baleiras
ISBN: 9789898131850
N. Páginas: 798
Formato: 165 x 240

Esta obra foi coordenada pelo Prof. Doutor Rui Nuno Baleiras, sob a chancela do Observatório do QREN, tendo contado com o contributo de vários autores.
Num tempo em que, cada vez mais, se tornam claros os riscos de valorização excessiva do curto prazo, vale a pena dar atenção aos temas e aos processos que condicionam a melhoria sustentável da qualidade de vida. É disso que o desenvolvimento regional cuida.
Casos de Desenvolvimento Regional é um livro diferente. No conteúdo e na forma. Concentrado na economia e na política do desenvolvimento regional, estabelece uma ponte entre teoria e prática que visa preencher uma falha no mercado editorial.
Foi escrito para satisfazer dois públicos-alvo: inúmeras disciplinas de ensino superior no espaço lusófono e ibérico que versam sobre questões de desenvolvimento económico e social e profissionais ligados à formulação de políticas e à dinamização de acções colectivas visando a competitividade e a coesão dos territórios.
Adopta a metodologia de “casos de estudo”, com exercícios propostos no final de cada capítulo. Possui alguns textos em inglês para viabilizar a sua utilização com estudantes não fluentes em português. Os contributos foram escolhidos através de um processo competitivo para reunir experiências profissionais complementares, da academia à execução operacional, passando pelas formulação e avaliação de políticas e pela dinamização de actores .

Encomendar Editora Principia

Modelos Operacionais de Economia Regional

 Imagem

 
Junho 2011
Coordenação de  Pedro Ramos, Eduardo Haddad e Eduardo Anselmo Castro
ISBN: 9789898131829
N. Páginas: 560
Formato: 165 x 240

Esta obra foi coordenada pelo Prof. Doutor Pedro Ramos, Prof. Doutor Eduardo Anselmo Castro e pelo Prof. Doutor Eduardo Haddad, sob a chancela do Observatório do QREN, tendo contado com o contributo de vários autores.
Num mundo globalizado à escala mundial, é cada vez mais importante estudar o comportamento económico das diversas regiões. Modelos Operacionais de Economia Regional, cuja publicação surge no âmbito dos projectos de apoio ao ensino da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, procura precisamente responder ao desafio de tornar acessíveis a professores, estudantes do ensino superior, profissionais do planeamento e da política regional, investigadores e público em geral os complexos modelos operacionais da área da economia regional.
A obra resulta da colaboração de diversos especialistas universitários portugueses e estrangeiros e desenvolve a abordagem fundamental de cinco grandes temas: modelos regionais de input-output; matrizes de contabilidade social e modelos de equilíbrio geral computável; modelos estatísticos e econométricos de crescimento e assimetrias regionais; métodos de econometria espacial e outras abordagens operacionais; e, finalmente, história e pistas para novos paradigmas em economia regional.

Encomendar Editora Principia

Ciência e Desenvolvimento Regional em Cabo Verde

 Imagem

 
Março 2011
Coordenação de Jorge Sousa Brito
ISBN: 978-989-8131-83-6
N. Páginas: 224
Formato: 165 x 240

«Cabo Verde é uma economia jovem, de relativa pequena dimensão, que tem vindo a conquistar um lugar visível no panorama económico mundial, como demonstra a sua adesão recente à Organização Mundial do Comércio (OMC). A abertura plena da economia ao comércio internacional reforça um percurso de desenvolvimento e crescimento económico em que Cabo Verde se assumiu como uma das poucas economias africanas a estar bem posicionada para alcançar a maioria dos objectivos traçados nos Millenium Development Goals (Nações Unidas, 2010) e lhe permitiu a passagem, em Janeiro de 2008, para o grupo dos países de rendimento médio, de acordo com os padrões estabelecidos pelas Nações Unidas.»

Encomendar Editora Principia

Compêndio de Economia Regional - Volume II:métodos e técnicas de análise regional

 Imagem

 
Janeiro 2011
Coordenação de José da Silva Costa, Tomaz Ponce Dentinho e Peter Nijkamp
ISBN: 978-989-8131-78-2
N. Páginas: 758
Formato: 165 x 240

Esta obra foi coordenada pelo Prof. Doutor José da Silva Costa, Prof. Doutor Tomaz Ponce Dentinho e pelo Prof. Doutor Peter Nijkamp, sob a chancela da APDR, tendo contado com o contributo de vários autores. 
A motivação para publicar o presente volume surge do pressuposto de que, para a difusão da Ciência Regional aos docentes, estudantes e investigadores que falam português, não é suficiente a existência de textos em inglês com metodologias aprofundadas sobre domínios específicos da ciência regional. Não basta igualmente que existam livros de estatística, de sistemas de informação geográfica, de econometria, de economia ou de apoio à decisão que, entre outros, constituem as fontes que alimentam os métodos de análise regional de carácter mais geral ou mais aprofundado. A ideia subjacente a esta publicação é que falta um texto intermédio, designadamente em português, que aborde a aplicação de métodos e técnicas de carácter geral aos temas e problemas que constituem o objecto da Ciência Regional.
O Volume II do Compêndio de Economia Regional pretende responder a esta necessidade que foi sendo motivada pela utilização das primeiras edições do Compêndio de Economia Regional na leccionação dos temas da Ciência Regional, e estimulada pela publicação de textos metodológicos em inglês sobre análise espacial, sistemas de informação geográfica, econometria espacial, modelos de economia regional e de instrumentos de apoio à decisão, que não estavam explícitos nas primeiras edições do Compêndio de Economia Regional. De facto, a primeira edição do Compêndio facilitou a leccionação da Ciência Regional mas também, como sempre acontece às boas iniciativas, cumpriu o seu papel ao revelar a falta de instrumentos de apoio aos conteúdos práticos dessas matérias que, por seu lado, foram aparecendo sistematizados em publicações recentes.

Encomendar Editora Principia

Desafios Emergentes para o Desenvolvimento Regional

 Imagem

 
Setembro 2010
Coordenação de  Tomaz Ponce Dentinho e José Manuel Viegas
ISBN: 9789898131775
N. Páginas: 400
Formato: 165 x 240
Capa e acabamento: Brochada

Esta obra foi coordenada pelo Prof. Doutor José Manuel Viegas e pelo Prof. Doutor Tomaz Ponce Dentinho, sob a chancela do Observatório do QREN, tendo contado com o contributo de vários autores.
O livro tem por objectivo explicitar e equacionar desafios emergentes para a problemática do desenvolvimento regional em Portugal e no Mundo. Para isso foram convidados cientistas portugueses, brasileiros e espanhóis, provenientes de domínios científicos que se complementam nas questões regionais – como a economia, a engenharia, a gestão, o ambiente e o planeamento –, que exercem a sua actividade em universidades portuguesas, brasileiras, espanholas e norte-americanas e que, de acordo com os editores do livro, fossem capazes de perspectivar os efeitos no desenvolvimento regional dos fenómenos ambientais, tecnológicos, económicos e institucionais mais relevantes da actualidade de forma que fosse possível entender os desafios emergentes para o desenvolvimento regional e confrontá-los com as propostas de política.

Encomendar Editora Principia

Compêndio de Economia Regional - Volume I: teoria, temáticas e políticas

 Imagem

 
Janeiro 2010
Coordenação de José Silva Costa e Peter Nijkamp
ISBN: 9789898131553
N. Páginas: 884
Formato: 16.5 x 24
Capa e acabamento: Brochada

Esta obra foi coordenada pelo Prof. Doutor José da Silva Costa e pelo Prof. Doutor Peter Nijkamp, sob a chancela da APDR, tendo contado com o contributo de vários autores.
A publicação dum novo compêndio, agora na sua terceira edição alargada a dois tomos, pretende inserir-se no espírito que julgamos ter conduzido à publicação do primeiro. A publicação de um compêndio de autores Portugueses complementado por alguns capítulos específicos de autores estrangeiros, traz um valor acrescentado em relação aos textos disponíveis em língua estrangeira. Acresce que, à semelhança do que acontece com outras associações congéneres, a APDR através desta iniciativa estrutura uma intervenção mais visível num domínio científico do seu interesse e presta um serviço aos seus associados e à comunidade científica que tem esta área científica como interesse principal. É também uma ocasião privilegiada para afirmar a qualidade e a maturidade do trabalho que se desenvolve neste domínio científico em Portugal.

Encomendar Editora Principia