Titulo/Title:

Estado de Bem-Estar Social e Territorialização das Políticas Sociais no Brasil e em Portugal: 1970 a 2006
Tema/Theme: Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional/
Public Policies and Regional Development
Autor/Author: Luciene Rodrigues ; Casimiro Marques Balsa

Após a II Guerra mundial até os anos 1970, os trabalhadores beneficiaram de amplo sistema de proteção e segurança social universal, que proporcionava concertação social por meio da constituição do Estado de Bem-Estar, baseado na “equação keynesiana”. A partir da década de 1970, o modelo começa a apresentar sinais de crise, a maioria dos países centrais busca reestruturar seus sistemas universais de proteção social e trabalhista. Gradativamente o “consenso keynesiano” perde sua hegemonia para o “consenso de Washington”.

É neste período de crise, que Portugal (pós 1974) e Brasil (pós constituição de 1988) empreendem esforços no sentido de implantar o Estado Social. Em ambos os países tem-se um modelo incompleto, tardio, cuja implantação ocorre em diferentes temporalidades e contextos socioeconômicos. Pontos comuns entre eles são os processos de democratização e a implantação em meio a crise do modelo e os processos de descentralização das políticas no âmbito local, por meio das Redes Socias.
O trabalho discute a evolução, as metamorfoses no papel do Estado nos dois países que deu origem à ação em redes, como mecanismo de implantação territorial das políticas de combate à pobreza e exclusão social à luz de modelos tipo-ideal.