Titulo/Title:
Turismo Cultural e Desenvolvimento Local: Uma relação criativa?
Tema/Theme: Cultura e Desenvolvimento/
Culture and Development
Autor/Author: Cláudia Helena Henriques

Esta comunicação pretende reflectir sobre os desafios futuros do turismo cultural/criativo, enquanto indutor de desenvolvimento local, tendo como ponto de partida a apresentação de dois percursos turístico-culturais assentes em dois escritores, Fernando Pessoa e James Joyce, de duas cidades periféricas da Europa: Lisboa e Dublin.

Turismo cultural enquanto experiência cultural criada através da literatura, estatuária, música, entre outras formas de arte, visa que a cultura seja “vivida” enquanto uma totalidade coesa. Em consequência, planear e gerir o turismo cultural, por parte dos poderes locais, deve associar-se ao estabelecimento de “redes de elementos culturais”, “redes simbólicas e semióticas”, com vista a possibilitar ao turista uma experiência de aprendizagem e transformação.

O estabelecimento destas redes pressupõe a existência prévia e consolidada de uma forte dinâmica cultural societal, indutora de criatividade, a qual deve ser integrada pelos poderes públicos, sob o pressuposto de que a cultura não é um facto residual ou neutro relativamente à economia, mas ao invés, constitui-se como um dos seus motores de desenvolvimento.