Titulo/Title:
Produtos do Território e Internacionalização Empresarial
Tema/Theme: Empreendorismo, Inovação e Internacionalização/
Entreperneuship, Inovation and Internationalization
Autor/Author: J. Freitas Santos ; J. Cadima Ribeiro

A comunicação procura investigar em que medida o território no qual a empresa está imbricada funciona como alavanca ou travão do seu processo de internacionalização. Assim, na recensão das principais teorias explicativas do envolvimento internacional da empresa, procurar-se-á identificar o papel reservado ao espaço. Nesta digressão, num primeiro momento, dá-se relevo às etapas do processo de internacionalização da empresa. Segue-se a análise das teorias que ignoram o espaço e que centram a sua explicação nas diferenças de taxa de juro entre os países, na dotação factorial, nas imperfeições do mercado e nas vantagens da empresa. Num terceiro momento, equaciona-se o papel dos distritos industriais e dos meios inovadores como alavancas para o processo de internacionalização das organizações. A finalizar, procura-se ilustrar o papel do território no processo de projecção internacional da empresa, apresentando-se alguns casos de sucesso nos mercados externos de produtos alimentares portugueses com forte ancoragem territorial.