APDR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional

News

Junho 2024

DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM CONGRESSO NACIONAL NO POLITÉCNICO DE LEIRIA

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR) irá realizar, nos próximos dias 26, 27 e 28 de junho de 2024, no Instituto Politécnico de Leiria, o seu Congresso anual (31º Congresso da APDR), subordinado ao tema: Ecossistemas Regionais de Inovação e Desenvolvimento Sustentável.

O anúncio foi feito ao Ensino Magazine pela Associação, através de uma nota de imprensa enviada à nossa redação. “Numa era definida por desafios globais dinâmicos, os ecossistemas regionais de inovação são caracterizados por uma forte colaboração entre intervenientes regionais, tanto dentro ou fora das regiões, que desempenham um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável. À medida que as regiões navegam na complexa interação entre os avanços tecnológicos, a resiliência económica e a transição ambiental e digital, este congresso proporciona uma plataforma para discutir as diversas estratégias utilizadas em diferentes regiões para catalisar a inovação aberta e colaborativa, como um meio de concretizar todo o potencial de novas oportunidades disponíveis a nível global e para melhorar o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável”, diz o documento.

O Congresso tem já confirmadas 160 apresentações, divididas em 33 sessões (regulares e especiais), de cientistas regionais, economistas, sociólogos, geógrafos, planeadores urbanos, policy makers e investigadores de Portugal, Brasil, Espanha, Irlanda, Hungria, Finlândia, Colômbia, Itália, Holanda, Polonia, Turquia, Moçambique e Reino Unido.

De acordo com a APDR, “o programa conta ainda com três sessões plenárias com vários oradores convidados, tais como, no dia 26, Joaquim Mourato, Diretor-Geral do Ensino Superior que falará sobre Instituições de Ensino Superior e Empresas – parceiros em cocriação; e Rui Baleiras, Coordenador – UTAO-Unidade Técnica de Apoio Orçamental, Assembleia da República, sobre 2024: escolhas públicas e privadas ante o défice de competitividade territorial. No dia 29, Vanessa Ratten, Professora no Departmento de Gestão da La Trobe Business School at La Trobe University, Melbourne, Australia, sobre The role of artificial intelligence in regional innovation ecosystems and sustainable development practices; e Marcus Dejardin, Professor da University of Namur e da Université Catholique de Louvain, Belgium, que efetuará uma apresentação intitulada Toward a Sustainable Entrepreneurship Policy. E no dia 28, Tomaz Ponce Dentinho, professor da Universidade dos Açores e Lívia Madureira, professora da Universidade dos Trás-os-Montes e Alto Douro, sobre Política Europeia Agro ambiental e Desenvolvimento Regional”.

Na mesma nota é referido que “será também realizado um Policy Forum, na tarde do dia 29, sobre Avaliação das Estratégias de Especialização Inteligentes, que contará com a presença de vários palestrantes, sendo eles: Alexandra Rodrigues da CCDRC, Aquiles Marreiros da CCDR Algarve, Paulo Batista Santos da CIMRL, Duarte Rodrigues da Agência da Coesão , António Miraldes da CIM Beiras e Serra Estrela e João Carvalhinho da CIM Beira Baixa, sendo o moderador João Leitão da Universidade da Beira Interior e Presidente da APDR”.

Para o dia 29 está agendada ainda a apresentação do livro, Regiões Inteligentes e Nova Administração da Edições Silabo de António Covas no encerramento deste congresso, no final do dia 29.