APDR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional
A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR) foi fundada em 1984, visando contribuir para a inovação, aprofundamento e divulgação de conhecimentos no âmbito do desenvolvimento regional, promover a troca de informação e experiências entre os seus associados e profissionais de instituições diversas, promover o encontro entre as diferentes disciplinas envolvidas e fomentar a colaboração entre a Universidade e a Administração Pública, tendo em vista uma mais estreita ligação entre o conhecimento científico e a prática do desenvolvimento regional.
A APDR é a secção portuguesa da European Regional Science Association (ERSA) e da Regional Science Association International (RSAI) e tem atualmente cerca de 140 membros, que desenvolvem as suas carreiras em instituições académicas ou noutras instituições públicas e privadas ligadas ao desenvolvimento regional.
A APDR organiza, desde 1990, um congresso anual onde, habitualmente, académicos, técnicos e políticos, portugueses e estrangeiros se reúnem para partilhar e discutir trabalhos de investigação e experiências profissionais na área da Ciência Regional.
Desde a sua constituição, em 1984, a APDR impulsionou um debate profícuo entre académicos, investigadores, profissionais, técnicos, decisores de política publica e todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se interessam, trabalham ou desenvolvem conhecimento teórico, metodológico e empírico em vários domínios e temáticas relacionados com o desenvolvimento regional.
A APDR organizou mais de meia centena de encontros científicos, entre congressos anuais e workshops temáticos, tendo sido publicados mais de três milhares de trabalhos. A Revista Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (RPER), promovida pela APDR, tem desempenhado também um papel decisivo na sistematização e difusão desse conhecimento, tendo sido publicados mais de 300 artigos científicos, devidamente revistos e validados por pares.
A investigação apresentada, publicada, discutida ou consolidada nas iniciativas da APDR cobre diversas escalas e contextos territoriais, do micro (local) ao macro (transnacional) e do rural ao urbano. Simultaneamente, funde conhecimento de diferentes disciplinas científicas, da economia à geografia, passando pelo urbanismo, a sociologia, a engenharia e, inclusivamente, o direito. Os resultados de muitos desses trabalhos têm-se revelado de grande utilidade na formulação de políticas publicas de base territorial e no apoio à tomada de decisão. Dado o caracter interdisciplinar dessa investigação, a maioria dos trabalhos enquadra-se no domínio da Ciência Regional.