APDR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional

Prémios Bartolomeu

Para estimular o ensino e a investigação no domínio da ciência regional, e para reconhecer o testemunho de professores e investigadores deciência regional, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional decidiu, em 2009, instituir quatro prémios:

Prémio Bartolomeu Perestrelo

O Prémio Bartolomeu Perestrelo é atribuído de três em três anos a cientistas lusófonos que sejam reconhecidos pelo seu curriculum no ensino e investigação em Ciência Regional. O prémio é atribuído à pessoa seleccionada pelos membros das três últimas direcções da APDR tendo em atenção a contribuição pedagógica e científica para a Ciência Regional e o reconhecimento da comunidade de ensino e de investigação que se dedica à Ciência Regional.

Prémio Bartolomeu Dias

O Prémio Bartolomeu Dias é atribuído anualmente ao melhor artigo publicado no ano anterior em revistas científicas portuguesas no domínio da ciência regional. O prémio é atribuído por um júri independente de entre os artigos que lhe sejam enviados, através do secretariado da APDR, pelas revistas portuguesas no domínio da ciência regional num total de dois artigos por revista. O júri é constituído por três cientistas convidados pela direcção da APDR por um período de três anos.

Prémio Bartolomeu Gusmão

O Prémio Bartolomeu de Gusmão é atribuído anualmente aos cientistas portugueses que mais tenham publicado em revistas científicas no domínio da ciência regional nos últimos três anos. O prémio é atribuído pela apreciação pela Direcção da APDR sobre a base de dados disponíveis no ISI Web of Knowledge, na secção de Economia Regional, Rural e Urbana.

Prémio Bartolomeu

O Prémio Bartolomeu é atribuído a cientistas com idade igual ou inferior a 33 anos no dia 15 de Julho de cada ano, que apresentem um trabalho em sessões do Congresso da APDR. O prémio é atribuído pela apreciação de um júri constituído pelo director da Revista Portuguesa de Estudos Regionais e mais dois cientistas por ele nomeados. Os critérios de apreciação são: a coerência conceptual, a relevância para a ciência regional e o impacto no desenvolvimento regional.

A escolha da designação dos prémios deriva da coincidência dos nomes próprios de três heróis lusófonos – mais um Bartolomeu que há-de vir – que deram novas visões ao mundo sobre a forma de gerar rotas, de recriar sítios e de valorizar pessoas. E isto foi feito através do ensino que leva ao risco, em Bartolomeu Perestrelo; pelo risco que conduz à descoberta, em Bartolomeu Dias, e pela descoberta que antecede a inovação, em Bartolomeu de Gusmão.

Premiados

Prémio Bartolomeu Perestrelo
José Cadima Ribeiro

Professor catedrático do Departamento de Economia da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, e membro do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresarias (NIPE), Braga, Portugal. Obteve o seu doutoramento em Economia, em 1989, na Universidade do Minho. É autor ou coautor de vários artigos, capítulos de livros e livros que tratam questões de política regional, economia do turismo, turismo cultural, desenvolvimento regional e localização industrial.

Desde fevereiro de 2016, é o Diretor (Editor-Chefe) da Revista Portuguesa de Estudos Regionais (RPER). Antes, entre a data da sua fundação, em Janeiro de 2003, e fevereiro de 2016, integrou o respetivo Conselho Editorial.

 

Prémio Bartolomeu Perestrelo
Pedro Nogueira Ramos

O Prof. Doutor Pedro Nogueira Ramos, Professor Catedrático de Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), nasceu na Figueira da Foz em 1957 e faleceu em Coimbra a 6 de julho de 2021.

Foi Docente da FEUC e membro fundador do CeBER (Centre for Business and Economics Research), licenciou-se em Economia em 1980, fez o doutoramento em 1992 e a agregação em 2006, sempre na FEUC.

Economista muito reconhecido, cultivou um vasto conjunto de especialidades de investigação, com destaque para a macroeconomia internacional, macroeconomia e política regional, análise input-output, cadeias de valor e produção e análise de indicadores económicos, nomeadamente sobre balanças de pagamentos e contas nacionais. A economia do desenvolvimento e os estudos de política regional foram centrais na sua obra e percurso académico.

Além da investigação em Economia, o Prof. Doutor Pedro Ramos desenvolveu um trabalho intenso e de grande mérito no ensino graduado e pós-graduado da FEUC. Coordenou diversos cursos da área de Economia e teve uma participação marcante no Conselho Científico. Foi um excelente professor e o seu trabalho docente marcou sucessivas gerações de alunos. Tinha da economia uma visão integrada, vinculada aos problemas sociais e às metas do desenvolvimento.

O reconhecimento académico do Prof. Doutor Pedro Ramos valeu-lhe outras responsabilidades e alguns cargos de relevo fora da Universidade. Entre outros contributos que deu à sociedade portuguesa e a diversas instituições, trabalhou para o Instituto Nacional de Estatística durante mais de uma década, como Chefe do Serviço de Estudos e Difusão da Direção Regional do Centro do INE e, depois, Diretor das Contas Nacionais. Foi ainda consultor do Eurostat para as Contas Regionais e membro Conselho Económico e Social designado pelo CRUP. Durante muitos anos, foi diretor da Revista Portuguesa de Estudos Regionais.

Foi Pró-Reitor da Universidade de Coimbra entre 2007 e 2010, tendo feito parte da equipa do Reitor Fernando Seabra Santos.

Publicou dezenas de artigos, estudos e capítulos de livros nacionais e internacionais. Dos trabalhos que publicou destaca-se um livro de grande sucesso: Torturem os Números que eles Confessam. Sobre o Uso e Abuso das Estatísticas em Portugal, e não só (Almedina, 2012).

Prémio Bartolomeu
João Pedro Ferreira

In 2017, João Pedro Ferreira won the Bartolomeu Prize with the communication “Shaping urban and regional economies: the impact of commuting in the Lisbon metropolitan area”.

João Pedro Ferreira é doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia pela Universidade de Coimbra numa parceria Faculdade de Economia e Faculdade de Ciências e Tecnologia inserida num programa desenvolvido no âmbito da iniciativa MIT-Portugal.É licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e mestre em Economia Local pela mesma Instituição. Investigador do Grupo de Estudos Monetários e Financeiros desde 2010, os seus trabalhos têm-se debruçado sobre questões relacionadas com a economia e o desenvolvimento regional articulando dimensões do território com modelos económicos complexos (em particular Input-Output). Recentemente, entrou para o centro de investigação GOVCOPP em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro onde está a desenvolver uma investigação de pós-doutoramento. Ao longo da sua carreira de investigador desenvolveu sobretudo trabalhos em torno de questões relacionadas com a economia urbana, nomeadamente os impactos da expansão das cidades no território. Trabalhou igualmente em questões associadas aos territórios de baixa densidade articulando modelos económicos com dados demográficos. É autor de vários artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade. Além da atividade de investigação, é professor auxiliar convidado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e, recentemente, colaborou em projetos de consultadoria.

Prémio Bartolomeu Gusmão
José Pedro Pontes

José Pedro Pontes is born in 1957. He holds a Phd in Economics from the Technical University of Lisbon in 1987. He holds the degree “Agregação” in Economics from the same University in 1995. He is currently Associate Professor at the Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) of the Technical University of Lisbon. He has the following interest fields: Regional and Urban Economics, International Economics and Industrial Organization. José Pedro Pontes is a member of UECE (Research Unit on Complexity in Economics). He has visited other Universities and research centers such as CORE (Catholic University of Louvain), the Department of Economics of the University of Pennsylvania, KIER (University of Kyoto), the Dresden University of Technology and the RWTH Aachen University. José Pedro Pontes has performed several administrative functions in the University. In 1995 and 1996 he was a member of the Executive of the Scientific Board of ISEG.

 

Prémio Bartolomeu 
Alberto Franco Solís

In 2014, Alberto Franco won the Bartolomeu Prize with the communication “ELABORACIÓN DE UNA MATRIZ DE CONTABILIDAD SOCIAL Y MEDIOAMBIENTAL (SAMEA) DE EXTREMADURA PARA EL AÑO 2005”.

Alberto Franco is born in 1984. He holds an European Phd in Economics from the University of Extremadura (Spain) in 2014. He is currently Assistant Professor of Applied Economics at the University of Extremadura (Spain), and secretary of the Extremadura Regional Science Association. His main research interests are Environmental and Natural Resource Economics and Economic Modelling of environment and Regional Science (CGE models). He has visited other Universities and research centers such as the Wageningen University in the Netherlands or the REGIOLAB (Laboratorio de Análisis Económico Regional) at the University of Oviedo in Spain. He is member of the Spanish Regional Science Association (AECR) and the EU-REAL (The European Union – Regional Economics Applications Laboratory).

Prémio Bartolomeu Gusmão
António M. Bento

Antonio M. Bento is an associate professor in Cornell’s Charles H. Dyson School of Applied Economics and Management. Bento graduated from the Universidade Nova de Lisboa, Portugal, with a B.A. in economics in 1996 and earned a Ph.D. in agricultural and resource economics from the University of Maryland in 2000. Prior to joining Cornell, he was a faculty member at the Donald Bren School of Environmental Sciences and Management and the Department of Economics at the University of California-Santa Barbara and, more recently, at the University of Maryland’s School of Public Policy. He has also been a consultant to the research division of the World Bank. Most of Professor Bento’s research lies at the boundaries of environmental, energy, urban, and public economics, and uses state-of-the-art econometric and computable general equilibrium methods, as well as geographical information (GIS) tools.

 

Prémio Bartolomeu 
Ana Rita Cruz

Currently PhDc in Tourism Studies and researcher in DINÂMIA’CET-IUL, Centre for Socioeconomic Change and Territorial Studies, Lisbon University Institute (ISCTE-IUL), Portugal, with the financial support of FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), Ana Rita is Master in Management and Development of Tourism Destinations and Graduated in Sociology by the Faculty of Economics of the University of Algarve. As a researcher at the University of Algarve until 2011, Ana Rita coordinated the KIMERAA Atlantic Area project and collaborated in the implementation of several projects and studies regarding tourism, quality of life, creativity, trade, social inclusion, low density areas, social quality and changing relationships between work, care and welfare. In 2012, Ana Rita was a teaching assistant in the Faculty of Economics of the University of Algarve. Her research interests are related with creativity, creative class, territorial development, and networks. In 2013, Ana Rita won the Bartolomeu Prize with the communication “Winning Takes Talent: Creativity and Economic Performance in European Union”.

Prémio Bartolomeu Perestrelo
José da Silva Costa

José da Silva Costa é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Licenciado em Economia pela FEP em 1974, doutorou-se em Economia na University of South Carolina (EUA) em 1984. Tem interesses de investigação nas áreas científicas da Economia Regional e Urbana, Finanças Públicas, Finanças Locais, Finanças Regionais e Teoria das Escolhas Públicas. Desempenhou durante doze anos as funções de Director da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Ocupou também os cargos de presidente da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR) e presidente da Mesa da Assembleia Regional Norte da Ordem dos Economistas. Actualmente é Vice-Presidente do Conselho de Representantes da FEP e desempenha também as funções de Director do Mestrado em Economia e Gestão das Cidades na FEP. Tem artigos publicados em revistas da especialidade a nível internacional e a nível nacional, nomeadamente nas seguintes revistas:Journal of Regional SciencePublic FinanceEuropean Journal of Political EconomyRévue d´Économie Régionale et Urbaine; European Journal of Health Economics; Urban Public Economics Review,Portuguese Economic JournalStudies in Economic AnalysisEstudos de EconomiaRevista Economia;Notas EconómicasCadernos de Ciências SociaisRevista Portuguesa de Estudos RegionaisRevista de Administração e Políticas Públicas, Revista da Administração Local. Participou igualmente com trabalhos em livros editados em Portugal. Espanha, França e Itália. Tem uma larga experiência de elaboração de estudos técnicos nas suas áreas de especialidade. Tem participado em comissões técnicas nomeadas pelo Governo da República Portuguesa donde destacamos a presidência da comissão que elaborou a proposta de revisão da Lei das Finanças Regionais e membro de Comissão de Acompanhamento do Livro Branco sobre o Sector Empresarial Local.

Prémio Bartolomeu Gusmão
Alfredo Marvão Pereira

Thomas Arthur Vaughn Jr. Memorial Professor of Economics. Department of Economics, College of William and Mary. Williamsburg, VA 23187. USA. Pereira received his bacharelato and licenciatura from the Technical University of Lisbon, Portugal, and his master’s and doctorate from Stanford University. After teaching at the University of California, San Diego, for eight years, he joined the William & Mary faculty in 1995. He has served as a consultant and adviser for the Commission of the European Communities, the European Central Bank, the World Bank, the Bank of Portugal, and the Portuguese Ministry of Finance, among other institutions. The author of over eighty peer-reviewed journal articles and several books, Pereira is a native Portuguese speaker, fluent in Spanish and French, and skilled in Hebrew. He is a member of the American Economic Association, the Association of Portuguese Research Economists, the International Economics and Finance Society, the National Tax Association, The Portuguese Association for Regional Development, and the Western Economics Association International. He is a member of the editorial board of the Portuguese Economic Journal and the Review of International Economics and is a frequent reviewer for many other journals. Pereira’s most recent research has focused on the general area of energy and environmental long-term modeling. Specifically, he has explored the effectiveness of fuel switching as an environmental policy; the importance of fuel prices as fundamental to environmental reform; and the role of energy efficiency gains and carbon taxation in achieving carbon emission reductions as well as their economic and budgetary impacts. Previous research focused on the impact of structural policies in the European Union and on social security reform in Europe.  In particular, his research on transportation infrastructure development played an important role during recent decades in the design of public policies in southern Europe, particularly Portugal. Pereira is currently the scientific leader of a research project on energy issues in Portugal under the auspices of the Portuguese America Foundation and a research project on infrastructure development in Portugal under the auspices of the Francisco Manuel dos Santos Foundation.  In addition, he is writing a book for the general public on the issue of public investment in Portugal over the last few decades.

 

Prémio Bartolomeu 
Hugo Pinto

Hugo Pinto é Mestre em Economia Regional e Desenvolvimento Local e Licenciado em Economia pela Universidade do Algarve, tendo preparado Doutoramento no Centro de Estudos Sociais e na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Desde 2003 foi gestor de projectos europeus e de C&T em várias entidades de I&D em Portugal. Em 2010, Hugo Pinto foi investigador visitante no Instituto de Estudos Sociais Avançados do Conselho Superior de Investigações Científicas (Espanha). É assistente convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve desde 2006 onde lecciona disciplinas ligadas à Economia, métodos quantitativos, com ênfase na Econometria, e políticas de inovação. Os seus interesses de investigação relacionam-se com os sistemas de inovação, a transferência de conhecimento e o papel das universidades no desenvolvimento regional. Com a sua investigação de Doutoramento foi finalista do Academic Tech Transfer and Commercialization Graduate Student Literature Review Prize 2008 da AUTM – Association of University Technology Managers e vencedor do Prémio Bartolomeu 2012

Prémio Bartolomeu Gusmão
Octávio Figueiredo
Octávio Figueiredo é Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Ocupa também presentemente nessa escola a função de Director da Licenciatura em Economia. As suas áreas de investigação situam-se dentro da Economia Regional e da Economia do Desenvolvimento e do Crescimento. Tem artigos publicados em várias revistas, sendo de destacar a Review of Economics and Statistics, Journal of Urban Economics e o Journal of Regional Science.
Prémio Bartolomeu Dias
Manuel Mira Godinho

Manuel Mira Godinho é Professor Catedrático no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa. Foi-lhe concedido em 2001 o grau de “Agregado em Economia” com um trabalho sobre “Análise Económica de Patentes”. Obteve o grau de “Doctor of Philosophy in Science and Technology Policy”, com uma tese sobre “Innovation Diffusion in the Portuguese and Italian Clothing Industry”, no SPRU, Universidade de Sussex, Reino Unido, em 1995. Obteve o grau de “Master of Science in “Social and Economic Aspects of Science and Technology in Industry”, pelo Imperial College of Science and Tecnology, Universidade de Londres, em 1986. Licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia, Universidade Técnica de Lisboa, em 1983. Ensina desde 1983, em cursos de graduação e de pós–graduação, matérias relacionadas com mudança tecnológica, desenvolvimento económico e políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2000 tem realizado e publicado vários trabalhos no domínio dos Direitos de Propriedade Intelectual, em livros e revistas académicas em Portugal e fora de Portugal. Tem também trabalhado como consultor para organizações privadas e públicas, designadamente a Comissão Europeia.

 

Prémio Bartolomeu Gusmão
Paulo Guimarães
O Premiado é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e doutorado pela Universidade da Carolina do Sul (EUA). Exerce desde 2007 funções docentes na Universidade da Carolina do Sul trabalhando simultaneamente no Departamento de Economia e na Division of Research. Para além disso é membro colaborador do CEFUP da Faculdade de Economia do Porto e do NIPE da Universidade do Minho. A maior parte da sua investigação na área da ciencia regional tem sido desenvolvida em colaboração com os Professores Octávio Figueiredo da Universidade do Porto e Doug Woodward da Universidade da Carolina do Sul. Essa investigação tem incidido sobre diversas questões, tais como os factores que afectam a localização das empresas, o modo de medir a aglomeração económica e o impacto que a aglomeração económica tem sobre as actividades das empresas. Os resultados dessa investigação têm sido publicados em revistas de topo da área, nomeadamente no Journal of Urban EconomicsJournal of Regional ScienceRegional Science and Urban Economics and Journal of Economic Geography.
 
 
Prémio Bartolomeu 
Tiago Freire
Tiago Freire licenciou-se em Economia pela Universidade Nova de Lisboa em 2001. Depois de um ano a trabalhar na como Analista Financeiro decidiu seguir uma carreira académica, tendo realizado um mestrado em Economia na Universidade de Birmingham, Inglaterra, e um Doutoramento na Universidade de Brown nos EUA. Presentemente é professor auxiliar visitante na Universidade Nacional de Singapura. O artigo premiado no 16º Congresso da APDR recebeu também o segundo prémio na Spring Meeting of Young Economists realizado em Luxemburgo, em 2010.
Prémio Bartolomeu Perestrelo
Manuel Brandão Alves

Manuel Brandão de Vasconcelos Alves nasceu em Arouca a 27 de Janeiro de 1944. Doutorado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1987, é Professor Catedrático de Economia do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa, actualmente aposentado. É, desde 2006, Vogal do Colégio de Especialidade de Economia Política da Ordem dos Economistas e, desde, 2005 Presidente da Comissão Directiva do Centro de Investigações Regionais e Urbanas (CIRIUS) e, desde o mesmo ano, Presidente da Associação Nacional de Direito ao Crédito. Em 2000/2001 foi Director Geral do Ensino Superior e Presidente do Fundo de Apoio ao Estudante e, de 1997 a 2000, Membro não Executivo do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística. A sua principal área científica de investigação é a economia espacial e a economia regional e urbana.

 

Prémio Bartolomeu Dias
Renato Miguel do Carmo

Renato Miguel do Carmo (n. 1971), sociólogo, licenciado e mestre pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-UNL), doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL), exerce actualmente funções como investigador auxiliar no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE). Autor de vários livros e artigos (publicados em revistas nacionais e internacionais), versando principalmente as temáticas das desigualdades sociais e territoriais, globalização, mobilidade espacial e capital social. Recentemente coordenou (com Daniel Melo e Ruy Blanes) “A Globalização no Divã” (Tinta da China, 2008); (com José Alberto Simões) “A Produção das Mobilidades. Redes, Espacialidades e Trajectos” (ICS, 2009) e (com João Rodrigues) “Onde Pára o Estado? Políticas Públicas em Tempos de Crise (Edições Nelson de Matos).

 

Prémio Bartolomeu Gusmão
António Carlos Teixeira

O premiado é docente da Faculdade de Economia do Porto e membro do CETE. Doutorou-se no quadro do European Doctoral Program in quantitive economics pela Université Catholique de Louvain sob a supervisão de Jacques Thisse. Estudou ainda na Ecole Nationale de la Statistique et de l’Administration Economique (Paris) e Faculdade de Economia de Coimbra (Licenciatura e Mestrado). Actualmente é também um especialista de política de concorrência, razão pela qual trabalha, desde 2004, na Direcção Geral da Concorrência da Comissão Europeia em Bruxelas. O prémio foi-lhe atribuído pelo trabalho desenvolvido no âmbito da New Economic Geography – domínio económico que tem em Paul Krugman, recente  prémio Nobel da Economia, o seu principal mentor. A sua investigação trata dos factores que determinam a localização das actividades económicas e está publicada em revistas internacionais de referência (por exemplo,Journal of Urban EconomicsRegional Science and Urban Economics e Regional Studies). Os seus trabalham também são citados em obras importantes – por exemplo, pelo livro “Economic Geography: The Integration of Regions and Nations” editado pela Princeton University Press ou pelo artigo “Urban Evolutions: The Fast, the Slow, and the Still publicado na American Economic Review.

 

Prémio Bartolomeu
Maria Helena Guimarães

Maria Helena Marques Enes Guimarães nasceu no Porto a 1 de Outubro de 1982. É licenciada e Mestre em Biologia Marinha pela Universidade do Algarve. Desde de Janeiro de 2009 é aluna de doutoramento da Universidade dos Açores. Actualmente trabalha em Sistemas de Apoio à Decisão em Zonas Costeiras. Desenvolve o seu trabalho com apoio de dois projectos de âmbito europeu; SPICOSA e CIRCLE. É desde de 2006 sócia fundadora da Associação SCIAENA – Ciências Marinhas e Cooperação. A sua principal área científica é a interdisciplinaridade em sistema de apoio à decisão.