APDR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional

XIX Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu

 (com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República Portuguesa)

17 a 21 de junho de 2025 | FLUP

Num mundo globalizado, marcado por desafios cada vez mais complexos, apesar das ameaças e problemáticas existentes, persiste uma multiplicidade de ecossistemas, embora com perda de biodiversidade. Não obstante, o mais comum é, de facto, a conjugação de territórios dinâmicos e multifuncionais a par com outros em declínio, onde o desenvolvimento e a sustentabilidade são postos em causa. Neste contexto, em que é indelével o reflexo das alterações climáticas, da deficiente e, por vezes, desconexada gestão de crises, temos de acrescentar um contexto geopolítico muito conturbado, que não pode esquecer o presente conflito bélico no espaço europeu. Apesar desta complexidade, aumenta, contudo, a consciencialização destas problemáticas na sociedade atual e os seus reflexos a nível ambiental, económico e social, o que induz à necessidade de intervenções múltiplas, aplicadas a diferentes escalas. Assim, despontam estratégias que apostam num desenvolvimento inclusivo, assente não apenas na preservação das paisagens e do património, mas também na revitalização dos quadros sociais e na preparação para futuros cenários de crise. Perante esta conjuntura, são de referência obrigatória os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU e plasmados na “Agenda 2030”, desafios cada vez mais imperativos, dado o inquestionável reforço das desigualdades sociais e de outras problemáticas, designadamente as ambientais.

Procura-se, assim, erradicar a pobreza, enquanto se promove o acesso à educação e aos serviços de saúde de qualidade. Privilegia-se também a criação do emprego digno e a eficiência energética, para além da conservação e da gestão dos recursos endógenos. Intenta-se, igualmente, a promoção de instituições eficazes e de uma sociedade onde a justiça, a paz e a saúde, a par da igualdade de género, sejam inegáveis. Para tal, exige-se uma convergência das políticas, onde as estratégias ambientais e sociais ganhem ascendência sobre as estritamente económicas, para além da inovação e da ética, sustentadas em meios digitais, no aumento da literacia e na formação técnica. Deste modo, caminhar-se-à para uma maior coesão territorial, tentando ultrapassar a crise sistémica que se instalou à escala mundial.

Perante este intrincado cenário, há que continuar a refletir sobre estes temas, sem ignorar a sua diversidade territorial, correlacionando o espaço europeu com outros, nomeadamente o brasileiro, no âmbito do qual se sucedem projetos catalisadores que se aprofundam através das XIX Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu, a concretizarem-se entre 17 e 21 de junho de 2025, na FLUP. Persiste, porém, o objetivo primordial: abordagem de problemáticas atuais, num contexto científico, criativo, operativo, multidisciplinar e interuniversitário, destacando-se a procura de estratégias mitigadoras destes problemas num quadro sustentável e resiliente.

Aproveito a oportunidade para informar que Sua Excelência o Presidente da República concedeu, pelo segundo ano consecutivo, o seu Alto Patrocínio às XIX Jornadas lnternacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu.

Tal como as anteriores, esta edição corresponde a uma organização do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e do CEGOT, no que é coadjuvada pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e pela Universidade do Minho, para além da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ou ainda pelo Instituto de Estudos Superiores de Fafe e pelo Instituto Politécnico da Lusofonia. Este evento está, de facto, a afirmar-se cada vez mais, como uma rede de investigação que procura dar respostas aos desafios emergentes.

Por seu lado, em 2025, as XIX Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu apresentam uma comissão científica constituída por cientistas de elevado renome, nacional e internacional, provenientes de mais de três dezena de países, centrando-se na temática ““Gestão de Crises, Alterações Climáticas e Territórios”,  

Tem por base 20 temas centrais:

  1. Sociedade e Cultura
  2. Educação e Ensino
  3. Dimensões sociais e económicas da sustentabilidade
  4. Envelhecimento populacional e saúde rural
  5. Tradição, Património e Turismo
  6. Economia e Sustentabilidade
  7. Economia circular e gestão de resíduos
  8. Tecnologias verdes, energia e inovação
  9. Empreendedorismo e Transformações Digitais nos Territórios
  10. Conexões Urbano-Rurais
  11. Resiliência e transições em áreas rurais
  12. Agricultura sustentável e sistemas alimentares
  13. Gestão de Paisagem e Ecossistemas
  14. Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade
  15. Gestão e conservação de recursos
  16. Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  17. Vulnerabilidades, Riscos e Proteção Civil
  18. Política e governança ambiental
  19. Desafios da Política Europeia e Ordenamento do Território
  20. Segurança e Defesa Europeia

*Outros temas podem ser aceites mediante parecer favorável da comissão científica.

Apesar de decorrer o período de submissão de resumos, temos conferencistas convidados, especialistas de renome mundial, dos quais destacamos os 3 Keynote Speakers:

– Prof. Doutor Ronan FOLEY, Associate Professor Emeritus, Departamento de Geography of  Maynooth University, Irlanda; Título da Conferência: “Therapeutic Landscapes: How blue spaces promote health and wellbeing”.

Prof. Doutor Hossein AZADI, Department of Geography of University of Liège, Bélgica; Título da Conferência: “Tipping Points and Resilient Agriculture: From Climate-Smart Agriculture to Vulnerable-Smart Agriculture

Prof. Doutor Eric VAZ, Department of Geography and Environmental of Toronto Metropolitan University, Canadá; Título da Conferência: “Exploring the Last Frontier: From Regional to Local in Spatial Sciences”

Aumenta-se também a versatilidade de iniciativas inscritas neste evento, incluindo no programa Workshop’s, dois dos quais direcionados para o turismo e para a transformação dos territórios; Mesas Redondas que apostam no planeamento territorial, em espaços resilientes às alterações climáticas e à importância dos stakeholders na revitalização dos espaços rurais. Incluímos ainda uma sessão com decisores associados à gestão e desenvolvimento territorial, para além de uma visita ao núcleo histórico do Porto e as visitas de estudo de um dia, uma agendada para o dia 19 de junho e a segunda para o dia 21 de junho.

Teremos ainda o lançamento do E.book “ THE OVERARCHING ISSUES OF THE EUROPEAN AREA How to efficiently combine sustainability, resilience and territorial management? ”, edição da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e do Livro do Prof. Doutor António Covas intitulado “O ATOR E O SISTEMA NA SOCIEDADE DIGITAL: O RISCO DE COLISÃO IMINENTE”. Trata-se de uma edição da Editora Sílabos, 2025.

Por fim, tal como nos anos anteriores, também se incrementam as ligações à sociedade civil, esperando-se uma ampla participação nacional, mas, sobretudo, internacional, ainda que realçando os espanhóis e os brasileiros. Entretanto, conjugam-se distintos saberes científicos (geografia, história, sociologia, ciências agrárias, engenharia, direito, psicologia e economia), enquanto se abrem novos horizontes temáticos e territoriais e se dilata o impacte destas Jornadas. Obviamente, não podemos ignorar ainda a crescente participação de técnicos da área do Ordenamento do Território e da Sociedade Civil e Política, cada vez mais interessados nestas temáticas, perante os reflexos das alterações climáticas e do conturbado mundo que nos rodeia.  Assim se promove também a concretização de uma das apostas estratégicas que move a comunidade científica da Universidade do Porto, a internacionalização e a multidisciplinaridade.

OUTRAS INFORMAÇÕES: Informações sobre Organização, Comissão Científica, Comissão de Honra, eventos sociais, local, taxa de Inscrição, alojamento, refeições ou transportes, podem ser encontradas no site oficial do evento em:   https://euroissues.pt/jornadas-xix-2025/  

Aguardamos, pois, pela sua presença e colaboração, pela difusão dos seus projetos, dos seus conhecimentos, desejando-lhe uma experiência profissional, científica e pedagógica inolvidável.

Será com enorme prazer que os acolheremos na cidade invicta, para escutarmos as relevantes contribuições integradas nas múltiplas sessões temáticas, nos diversos debates, ou através da apresentação de posters.


Sejam Bem-vindos à Universidade do Porto e a Portugal!


SUBMISSÃO DE RESUMOS:
https://euroissues.pt/jornadas-xix-2025/resumos/

 até 14 de abril de 2025.

INSCRIÇÃO: https://euroissues.pt/jornadas-xix-2025/inscricoes-2025/

Email da Conferência: info@euroissues.pt