Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

12º Workshop

 Imagem

 
Os modelos input-output têm vindo a assumir um protagonismo renovado nos últimos anos, quer por parte da comunidade académica, quer por parte de instituições que dão apoio a processos de decisão político-económica. 

Para este interesse tem contribuído a melhoria da qualidade da informação estatística, bem como o aumento do poder computacional assegurado pelas novas tecnologias. Estes factos, conjuntamente com a crescente colaboração internacional na investigação, têm estado na origem de múltiplas extensões, nomeadamente aplicações na área ambiental, alargamento da base de quadros input-output para a construção de matrizes de contabilidade social, aplicações de âmbito regional, desenvolvimento de modelos de equilíbrio geral, adaptação do modelo a novos sistemas de contas nacionais, entre outros. 

Neste contexto, convidamos os colegas investigadores, profissionais e estudantes a participar no Workshop que decorrerá a 15 de Fevereiro de 2012, e a partilhar com a comunidade trabalhos de investigação científica ou relacionados com a prática profissional, associados à aplicação da análise input-output ou metodologias afins. 

Este evento contará com a presença de duas ilustres referências internacionais nesta área – o Professor Geoffrey Hewings (University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA) e o Professor M. Alejandro Cardenete (European Commission (IPTS-JRC) & University Pablo de Olavide), que nos honrarão como oradores principais na sessão plenária do Workshop. 

A presente iniciativa constitui o 12º Workshop da APDR, sendo organizada em parceria com o Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, local onde decorrerá o encontro.

Uma selecção dos trabalhos apresentados será publicada em revista temática.